Ferrovia: Infraestruturas de Portugal autorizadas a gastar 422 milhões de euros na “Linha de Évora”.


O Governo, através dos Ministérios das Finanças e Planeamento e Infraestruturas publicou quatro portarias onde autoriza a empresa Infraestruturas de Portugal, S. A., a gastar 422 milhões de euros na ferrovia denominada “Linha de Évora”, ligação a Elvas.

Os Ministérios das Finanças e Planeamento e Infraestruturas anunciaram que vão lançar, no primeiro trimestre de 2018, os concursos públicos para a construção do troço Évora-Elvas, integrado na ligação de mercadorias do corredor internacional sul.

As portarias publicadas no Diário da República de sexta-feira, 29 de dezembro, são assinadas pelos Secretários de Estado do Orçamento, João Rodrigo Leão e das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins e destina-se ao pagamento de prestação de serviços de fiscalização e outros, trabalhos de construção civil dos subtroços Freixo-Alandroal, Évora Norte-Freixo e Alandroal – Linha do Leste, todos da “Linha de Évora”.

A primeira é relativa ao contrato de «Prestação de Serviços de Fiscalização, Coordenação de Segurança em Obra e Gestão Técnica das empreitadas de construção da nova ligação ferroviária de Évora à Linha do Leste», até ao montante global de (euro) 27.060.000,00. (A Linha do Leste é uma ligação ferroviária entre a Estação de Abrantes, em Portugal, e a fronteira com Espanha, junto a Elvas, apresentando um comprimento de 140,692 quilómetros.)

A segunda relativa ao contrato de «Linha de Évora. Empreitada geral de construção civil do subtroço Freixo-Alandroal», até ao montante global de (euro) 105.000.000,00, na condição de obter financiamento europeu e sujeito a um financiamento máximo nacional de (euro) 63.000.000,00.

A terceira ao contrato de «Linha de Évora. Empreitada geral de construção civil do subtroço Évora Norte-Freixo», até ao montante global de (euro) 70.000.000,00, na condição de obter financiamento europeu e sujeito a um financiamento máximo nacional de (euro) 42.000.000,00.

E finalmente a última ao contrato de «Linha de Évora. Empreitada geral de construção civil do subtroço Alandroal – Linha do Leste», até ao montante global de (euro) 220.000.000,00, na condição de obter financiamento europeu e sujeito a um financiamento máximo nacional de (euro) 132.000.000,00.

Teixeira Correia

(jornalista)

FOTO: Imagem da Estação de Caminho de Ferro de Beja, com a antiga Linha do Alentejo e Ramal de Moura.


Share This Post On
468x60.jpg