De acordo com o site aeroin.net, a Embraer avança com a campanha de testes da primeira aeronave KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). As primeiras entregas estão programadas para 2023.
Segundo o aeroin.net, as atividades realizadas na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, estão concentradas nos ensaios em voo com o objetivo de atender aos requisitos específicos do Estado Português e que estão em certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Esta fase antecede a vinda da aeronave para a Portugal, onde serão integrados os equipamentos padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a serem certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal e com o envolvimento das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), subsidiária da Embraer em Portugal. Todas as atividades estão sendo acompanhadas pela FAP. As primeiras entregas para a FAP estão programadas para começar em 2023.
Como parte do processo de modernização das capacidades da FAP para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal, aumentando a prontidão para missões de interesse público, o Governo de Portugal assinou, em agosto de 2019, um contrato com a Embraer para aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millennium. O contrato contempla ainda suporte e serviços e um simulador de voo.
A aeronave cumpre todos os requisitos da FAP, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, acrescentando capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.
Cerca de 10 milhões de investimentos na BA11
Um investimento de 9,8 milhões de euros destina-se à construção do edifício para a Esquadra 501 e para o simulador de voo, obras que custarão 5,3 milhões de euros, e a requalificação do hangar 131-264.
O hangar alvo de grande requalificação, foi durante muitos anos “a casa” dos Alpha-Jet, da Esquadra 103-“Caracóis”, suspensa em 2018 com o fim de vida das aeronaves recebidas da Alemanha.
Novo simulador de voo
Aos quase 10 milhões de euros, juntam-se a aquisição das cinco aeronaves KC-390 e do simulador de voo que envolve um montante superior a 606 milhões de euros, a que se juntam mais 221 milhões de euros, ambos acrescidos de IVA, sendo esta última rubrica referente a serviços logísticos, equipamentos eletrónicos e à concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves. Estas despesas foram autorizadas pelo Conselho de Ministros de 11 de julho de 2019, para aquisição daqueles bens ao consórcio Embraer, SA e Embraer Portugal, SA.
Treinados no Brasil
Os primeiros tripulantes portugueses do KC-390, pilotos e operadores de carga, já foram treinados no Brasil junto da Ala 2, em Anópolis, com o pessoal do 1º Grupo de Transporte de Tropas “Esquadrão Zeus”, da Força Aérea Brasileira (na foto). O treino foi concluído em novembro de 2021.
Teixeira Correia
(jornalista)