La mairie de Beja procédera à l'installation d'un système de vidéosurveillance, dans les quartiers les plus sensibles de la ville, ayant déjà entamé le processus avec le commandement du district (CDBeja) da PSP.
Selon les informations de la Lidador Nouvelles (LN) trouvé, o Município liderado pelo socialista Paulo Arsénio, já preencheu todos os formulários remetidos pela PSP, para que esta possa fazer a instrução processo, que tem que passar por diversas fases.
Fonte policial ligada ao CDBeja que “já houve reuniões entre as duas partes para aprofundar o assunto. Depois serão analisados os locais sobre os quais incidirá a vigilância”, e depois do processo fechado será enviado à Direção Nacional da Polícia, para certificar que o mesmo está conforme. Após a conclusão o mesmo será alvo de um parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados, mas que não caracter vinculativo.
Só depois de definidas as artérias e quantas câmaras serão instaladas, é que será possível ao Município avançar com o valor a investir no sistema de videovigilância.
O assunto foi abordado pela primeira vez na reunião do Executivo da Câmara de Beja, en 3 Juillet, na sequência de desacatos ocorridos em diversas artérias da cidade, com particular incidência do Centro Histórico, e que levaram aos primeiros contactos entre a autarquia e a polícia.
Em Faro câmaras ajudam a resolver 39 crimes
Volvidos três meses desde que o sistema está a funcionar, Município e PSP de Faro, fazem um balanço muito positivo da instalação de 41 Webcams, 27 colocadas nas zonas de comercio e diversão noturna e as restantes 14 nos principais eixos rodoviários da cidade. Segundo as autoridades as câmaras já permitiram esclarecer 39 crimes.
Teixeira Correia
(journaliste)