Covid-19: Flambée dans la maison de Misericórdia de Serpa avec quatre morts.


Le nombre de décès dus à l'épidémie de covid-19 dans la maison de Santa Casa da Misericórdia de Serpa, Alentejo, est passé à quatre, avec la mort de deux autres utilisateurs.

Os dois utentes, un homme et une femme, âgés dans leur 80 ans, morreram no Hospital José Joaquim Fernandes, à Beja, onde estavam internados, precisou António Sargento, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), aucun district Beja.

O surto de covid-19 identificado no Lar de S. Francisco, propriedade da SCMS, infetou 88 personnes, à savoir 74 utilisateurs – quatro dos quais morreram – et 14 fonctionnaires.

Selon le fournisseur, actuellement, Là 70 utentes infetados com o vírus que provoca a doença covid-19, où 62 estão no lar, a maioria sem sintomas, e os restantes oito internados no hospital de Beja.

Já os 14 funcionários infetados estão em casa, em isolamento, a maioria sem sintomas, et 15 utentes do lar que não estão infetados encontram-se alojados na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), situada no Pavilhão Municipal dos Desportos Carlos Pinhão, Serpa, acrescentou António Sargento.

O primeiro caso de infeção confirmado no Lar de S. Francisco foi o de um funcionário, quoi, após começar a ter sintomas, fez um teste de despiste do vírus da covid-19, cujo resultado positivo foi conhecido no passado dia 24 Novembre.

António Sargento disse que já está resolvido o surto de covid-19 detetado em outubro na Unidade de Cuidados Continuados de Média e Longa Duração da SCMS e que infetou 13 personnes, nomeadamente sete utentes e seis profissionais, sendo que todos recuperaram.

À exceção de duas utentes, que precisaram de internamento, à l'hôpital de Beja, todos os restantes utentes infetados foram tratados na própria unidade, numa ala dedicada à covid-19 e criada no âmbito do plano de contingência da instituição, “evitando a sobrecarga do Sistema Nacional de Saúde”, souligné.

O concelho de Serpa faz parte da lista de 78 concelhos com risco muito elevado de transmissão do vírus que provoca a doença covid-19, a qual foi aprovada pelo Governo no sábado passado e está em vigor desde quarta-feira e até dia 23 de Décembre.

O mais recente boletim da situação epidemiológica no concelho de Serpa regista 274 pessoas infetadas pelo vírus da covid-19 desde o início da pandemia, dont 144 estão com infeções ativas, 124 já recuperaram e seis morreram.


Partagez ce message sur
468x60.jpg