Odemira: C'était la commune avec le plus d'incendies (20) et plus de zone brûlée (5.580Il a).


Seis dos concelhos com maior área ardida em 2023 têm planos de defesa da floresta desatualizados: 55 municípios do país estão em falha.

Selon le Journal Nouvelles, Odemira é um dos seis concelhos com maior área ardida em 2023 têm o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) desatualizado, uma realidade que se verifica em mais 49 municípios do país.

Aucun district Beja, além de Odemira, les communes d'Aljustrel, Almodovar, Canyons, Moura, Ourique Serpa, têm os seus PMDFCI desatualizados.

Os planos, que têm validade de cinco anos (à la fin de 2023), foram alvo de uma alteração legislativa em julho último, o que prolongou a sua vigência até dezembro de 2024, mesmo sem estarem atualizados. Si, as câmaras municipais não estão a proceder às alterações uma vez que dentro de pouco mais de um ano terão de atualizá-los: si, atualmente estão quatro planos em atualização e 218 à jour.

Entre os 55 concelhos em causa estão Odemira e Aljezur, o primeiro e terceiro com mais área ardida até 15 Août 2023. Terras de Bouro e Arcos de Valdevez, concelhos situados no único parque nacional do país (Peneda-Gerês), também estão desatualizados.

A associação ambientalista Quercus defendeu “medidas de política pública mais simples”, ao invés de “planos e subplanos que têm o prazo expirado e foram prorrogados artificialmente”. De acordo com Domingos Patacho, citado pelo jornal diário, “a vegetação evolui rapidamente” e há zonas que arderam em 2017, como Pedrógão Grande, que “estão hoje prontas a arder com uma carga de combustível enorme, nalguns casos pior do que antess”.


Partagez ce message sur
468x60.jpg