septembre est, Par tradition, mois de la culture dans la municipalité d'Odemira et la municipalité promeut une fois de plus l'initiative "Septembre, immersion culturelle », dans le but de donner une voix à la diversité culturelle et de proposer différentes manifestations culturelles au public.
spectacles musicaux, expositions, performances, cinéma, a par da comemoração do Dia do Município e da tradicional festividade religiosa, bem como o aniversário da Biblioteca Municipal, são os principais destaques.
As atividades começam logo no primeiro fim de semana, com o Encontro Artístico e Comunitário das Antigas Profissões de Portugal e do Mundo e o 5º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, parrainé par la bande Philharmonique de Odemira, com a apresentação de classes de Música de Câmara e o Concerto de Encerramento, dans les jours 1 et 2 de setembro respetivamente.
Le Seven Suns festival Lunes Sept retour à Odemira avec l'art du monde lusophone Méditerranée et. O programa integra espetáculos musicais e de teatro de rua nos dias 2, 3, 4, 9 et 10 de Septembre.
Sur 5 de setembro assinala-se o 23.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, que irá oferecer a toda a população um programa cultural com várias atividades.
Entre les jours 7 et 9 Septembre se prête hommage à la Patronne de Odemira Nossa Senhora da Piedade, avec un ensemble d'activités culturelles et religieuses. Sur 8 terá lugar a Sessão Solene do Dia do Município, na qual se irão distinguir várias individualidades, seguida da Inauguração da Exposição “Diálogos com a Coleção”, Missa Solene e Procissão, pointant vers le haut ce jour Holiday Municipal. Par 22.00 heures, o Jardim Ribeirinho de Odemira vai ser palco para um concerto com Pedro Abrunhosa, acompanhado pelo cante alentejano dos Camponeses de Pias.
Na noite de dia 23, par 22.00 heures, Jorge Palma sobe ao palco no Parque de Feiras e Exposições, à Sao Teotonio, para apresentar novas músicas ao público.
Entre les jours 29 Septembre et 1 Octobre, o melhor do jazz nacional regressa ao concelho de Odemira, com o Festival TassJazz, no Jardim do Mercado em São Luís.
Destaque ainda para os espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, dans les jours 14, 21 et 28, bem como a inauguração do 8.º Simpósio Internacional de Escultura de Odemira, sur 3, par 19.00 heures, na Biblioteca Municipal de Odemira e inauguração da Exposição Coletiva da Sopa de Artistas, sur 17, à 18.00 heures, na Igreja da Misericórdia em Odemira.
Estas iniciativas, a par de espetáculos musicais e de dança, Théâtre, expositions, workshops e dos filmes agendados para o Cineteatro Camacho Costa nos dias 15, 22 et 30 de setembro são algumas das atividades que fazem parte do vasto programa do Setembro, uma imersão Cultural.