Huitième mort par Covid-19 dans la maison Misericórdia. Aujourd'hui, trois utilisateurs sont décédés, deux hommes et une femme. C'était la septième vie que la pandémie “étole” le weekend.
Un homme, de 94 ans, morreu esta tarde no Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), assemblé par la municipalité de Mértola, au pavillon municipal des sports, fazendo com que número de mortos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia suba para oito.
Esta é a terceira vítima mortal neste domingo, depois de já hoje terem falecido um homem, de 88 ans, e uma mulher que no próximo dia 3 de março cumpriria 98 ans, depois de ontem terem falecido mais quatro pessoas, todos utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).
Tal como o JN revelou, neste sábado três mulheres, duas com 89 e uma com 90 ans, tinham morrido no hospital de Beja, tendo depois sido conhecida a morte de um homem de 84 ans, na ZCAP, à Mértola. São já sete os utentes daquela ERPI que faleceram, après le dernier jour 30 de Décembre, une femme 91 anos ter falecido na unidade hospitalar bejense.
A situação no lar da Santa Casa é deveras complicada também ao nível dos infetados uma vez que entre utentes e funcionários, a doença já afetou mais de centena de pessoas. De 71 utilisateurs, onde já se verificaram as oito mortes, seulement 6 estão negativos, registando entre os funcionários um total de 36 infetados.
O Provedor da Santa Casa, José Alberto Rosa, considerou que este é “o momento mais complicado” nos 37 années d'existence de l'institution, sustentando que “a rendição dos funcionários é de tal forma complicada que a diretora-técnica do lar e algumas profissionais mesmo infetadas estão a trabalhar de forma voluntária”, justifiée.
Um das funcionárias mais antigas da instituição, Fernanda Oliveira, que não vira a cara à luta confessou: “não estou infetada e não podemos ter medo, senão morremos todos”, fini.
Para rentabilização os recursos humanos, a Santa Casa transferiu a equipa de cozinha do Serviço de Apoio Domiciliário para a cozinha do Centro Infantil, para a confeção das refeições para o doentes e mais 150 utentes exteriores ao lar e que carecem de apoio social.
O surto na instituição da vila de Mértola foi descoberta no passado dia 18 de Décembre, na sequência da deslocação de um homem ao Hospital de Beja, que deu como positivo para a covid-19, onde acabaria por ficar internado.
Selon les dernières données (Rapport journalier 03-01-2021) l'unité sanitaire locale de Baixo Alentejo (ULSBA), jusqu'à 24 heures hier, 2 Janvier, dans la commune de Mértola il y a 124 cas actifs, plus 26 do que no dia anterior, un total de 223 que o Município já registou, la jonction 93 recuperados e cinco óbitos, a que faltam juntar a dos três utentes do lar falecidos hoje.
Teixeira Correia
(journaliste)