GNR: Operação “Campo Seguro” com mais detidos e maior apreensão de azeitona furtada.
A GNR apreendeu 55,53 toneladas de azeitona na Operação “Campo Seguro”, o triplo do registado na operação do ano anterior. Só distrito de Beja foram apreendidos 33.880 quilos. O maior roubo e recuperação, 20 toneladas, ocorreu em Ferreira do Alentejo
A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou os resultados da operação “Campo Seguro”, em que intensificou desde o dia 1 de novembro de 2016 até ao dia 31 de janeiro de 2017, o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir o furto de produtos agrícolas.
Durante a operação foram registados, comparativamente com a Operação Campo Seguro de 2016: 117 detidos (mais 46), 232 indivíduos identificados (menos 251), 46 crimes (menos 13) e 318 contraordenações (mais 21).
Dos ilícitos, a maior incidência registou-se no furto de azeitona e pinha mansa, tendo sido apreendido: 55,53 toneladas de azeitona (mais 36,35, o que corresponde a cerca de 3x o valor de 2016) e 525 quilos de pinha mansa (mais 425, o que corresponde a mais de 5x o valor de 2016).
O Comando Territorial de Beja apreendeu 33.880 quilos de azeitona furtada, recebeu a participação de 23 crimes de furto, elaborou 6 autos de contraordenação, deteve 41 pessoas e identificou outras 14, além da apreensão de viaturas, telemóveis, máquinas de apanhar azeitona e vários utensílios próprios para a colheita do fruto.
Este reforço de patrulhamento contempla o empenhamento de diversas valências da GNR, designadamente dos Comandos Territoriais, do Serviço da Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Investigação Criminal e dos Núcleos de Programas Especiais, prevenindo e reprimindo a criminalidade nas explorações agrícolas, transmitindo assim aos agricultores um sentimento de segurança, proximidade e de confiança.
CASOS DO DISTRITO DE BEJA
Moura, 9 de novembro de 2016: Dois homens, de 22 e 42 anos, foram detidos em flagrante delito, por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moura da GNR, quando furtavam azeitona, numa propriedade naquele concelho. Os dois indivíduos foram surpreendidos pelos guardas, no interior de propriedade agrícola e na sua posse tinha 38 quilos de azeitonas, acabadas de furtar.
Ferreira do Alentejo, 31 de dezembro de 2016: Furtadas 20 toneladas de azeitona, avaliadas em 11 mil euros, em exploração agrícola no concelho de Ferreira do Alentejo. Ladrões deslocaram três tratores prontos para entrega. A GNR recuperou no dia seguinte as 20 toneladas de azeitona, furtadas. Os larápios despejaram a azeitona noutra herdade, mas não apareceram para a recuperar.
Ferreira do Alentejo, 5 de janeiro de 2017: A GNR de Ferreira do Alentejo deteve três pessoas que se dedicavam ao furto de azeitona, numa herdade perto daquela vila alentejana e apreendeu 330 quilos do fruto da oliveira. Dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 30 e os 35 anos, foram detidos em flagrante delito pelo furto da azeitona.
Ferreira do Alentejo, 18 de janeiro de 2017: Dezassete pessoas detidas e três toneladas de azeitona apreendidas, foi o resultado de uma operação levada a cabo na manhã de ontem, numa exploração perto de Ferreira do Alentejo. Foram detidos em flagrante delito dez homens e sete mulheres, com idades entre os 20 e os 60 anos, todos de nacionalidade romena, que tinha na sua posse 84 sacos de azeitona. Foram ainda apreendidas sete máquinas de apanha de azeitona do solo, sete carinhos de transporte de sacos e cerca de uma dezena de baldes.
Beja, 19 de Janeiro de 2017: Cinco pessoas foram ontem detidas e apreendidos 500 quilos de azeitona furtada, no decurso de uma operação levada a cabo numa exploração em Santa Clara de Louredo, a cerca de cinco quilómetros de Beja. Os militares do posto de Beja detiveram em flagrante delito dois homens e três mulheres, com idades entre os 21 e os 60 anos, todos de nacionalidade romena, tendo sido apreendida a viatura e três máquinas de apanha de azeitona do solo, conhecidos como “ouriços”.
Beja, 26 de janeiro de 2017: Cinco pessoas de nacionalidade romena, foram ontem condenadas por uma juíza do Tribunal de Beja a multas no valor de 4.250 euros e ao pagamento da reparação de uma viatura da GNR, cujos danos superam os 2.800 euros. A família Dudea era composta por dois homens e três mulheres, com idades entre os 21 e os 60 anos. O casal, a filha e a nora, foram condenados em 110 dias de multa à taxa de 5 euros/dia, no total de 550 euros, cada um. Por seu turno o filho, Nelu, foi condenado a 300 dias de multa à taxa de 5 euros/dia, no total de 1.500 euros, por ser o condutor da carrinha que originou o abalroamento da viatura da Guarda. A juíza não deu como provado o crime de resistência à autoridade, pelo que foram absolvidos.
Teixeira Correia
(jornalista)