INCÊNDIOS: Helicópteros Puma deixados a “apodrecer” em Alverca, depois de revistos em Beja.
Quatro helicópteros Puma que integravam a Força Aérea Portuguesa (FAP) estão “praticamente esquecidos” num hangar em Alverca, revelou o Jornal de Notícias (JN), quando se questiona a falta de meios aéreos para combate aos incêndios.
Os quatro helicópteros Puma são o resto da frota SA-330 que equipava a FAP, até à chega, em 2008, dos EH-101 Merlin. No entanto aquelas quatro aeronaves ainda voltaram a voar em 2011, para suprir falhas no Merlin depois de terem sido melhoradas na Base Aérea (BA) 11, em Beja, onde estiveram durante largos meses.
Desde essa data, as aeronaves têm estado guardadas em hangares em Alverca, para venda, mas não têm aparecido interessados. Segundo o JN, que cita fonte aeronáuticas, “os Puma poderiam ser reconfigurados para o combate aos incêndios”.
Em contraponto, fontes militares, ao jornal, descartaram a utilidade das aeronaves, tendo em conta “os custos de reconfiguração dos Puma, que poderiam ultrapassar os 25 milhões de euros, dúvidas sobre a sua condição estrutural e a falta de pilotos certificados para os operar”, tendo o JN apurado que “há pilotos civis com qualificação para o efeito”.
Os helicópteros “Puma” encontravam-se em serviço na Base Aérea N.º4, sedeada nas Lajes, Ilha Terceira-Açores, adstritos à Esquadra 711-”Albatrozes”, foram desactivados do serviço da Força Aérea, em 30 de Novembro de 2006, tendo chegado aos hangares da BA11, em início de Dezembro desse ano.
Posteriormente, em fevereiro de 2008, uma equipa composto por cerca de 20 sargentos e seis oficiais, estiveram a inspeccionar os heli’s Puma, mas, com o fim de os mesmos serem colocados a voar. Só dois dos quatro aparelhos que se encontravam nos hangares da BA 11, preparados para voar, ficando os outros dois helicópteros a aguardar decisão governamental.
As duas aeronaves foram enviadas para os Açores (foto da FAP nas Lajes em setembro de 2009), já que causa estavam problemas nos reactores dos EH-101 Merlin, cuja frota tinha entrado ao serviço da Força Aérea em Fevereiro de 2005.
Teixeira Correia
(jornalista)
Crédito foto: Força Aérea Portuguesa