INEM: Governo anuncia colocação de ambulâncias em Alvito, Barrancos e Cuba.


O governo anunciou ontem a instalação nos Municípios de Alvito, de Barrancos e de Cuba de ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O deputado Pedro do Carmo congratula-se com o reforço dos meios de emergência médica no distrito de Beja e com a eliminação desta injustiça que persistia em Alvito, Barrancos e Cuba, três dos vinte concelhos em que não existia esta valência fundamental do Serviço Nacional de Saúde e da Proteção Civil.

A emergência médica e o acesso a cuidados de saúde fundamentais para a salvaguarda da vida humana assumem uma importância acrescida num território extenso como o do distrito de Beja.

Ao longo dos últimos meses, por várias questões relacionadas com o setor da saúde, dos cuidados primários aos cuidados continuados, mantivemos contactos com o Ministério da saúde no quadro da atividade parlamentar como eleitos pelo círculo de Beja.

No âmbito do novo modelo apresentado hoje no Ministério da Saúde, o INEM pretende:

– criar ainda este ano, 20 novos PEM nos concelhos onde atualmente não existe Ambulância INEM;

– criar novos PEM em concelhos onde, embora já exista pelo menos um PEM, é necessário reforçar a capacidade de resposta do sistema de emergência médica. O plano prevê, assim, a criação em 2017 de mais quatro novos PEM;

– assegurar a rápida renovação da frota de ambulâncias dos PEM que funcionam em Corpos de Bombeiros. O plano prevê a renovação de 41 Ambulâncias em 2017;

– reorganizar os horários de funcionamento das AEM do INEM a esta nova realidade. Os ajustamentos nos turnos a que esta reorganização possa conduzir são sempre acompanhados pela prestação de serviços pelos parceiros do INEM, cuja capacidade será reforçada com a abertura de novos PEM e a renovação de frota; pretende-se evitar a duplicação de meios e conseguir um reforço operacional de todo o Sistema Integrado de Emergência Médica;

– a implementação deste plano representa, numa perspetiva conservadora e prudente, um aumento da disponibilidade de ambulâncias equivalente a mais de 1.000 turnos de 8 horas mensais, isto é, mais de 12 mil turnos por ano, o que representa numa lógica de proximidade a prestação de mais e melhores serviços ao utente.

Assim, em 2017, o INEM possibilitará que 24 novas ambulâncias entrem ao serviço, bem como substituir outras 41, num total de 65 novos meios, assegurando melhor capacidade de resposta a situações de emergência médica pré-hospitalar. O investimento a realizar na subsidiação por parte do INEM da aquisição destas novas ambulâncias está estimado em 3,5 milhões de euros.

Estas novas ambulâncias vão permitir uma melhor cobertura do território e, consequentemente, uma resposta mais eficaz aos pedidos de socorro recebidos pelo INEM. Recorde-se que em caso de emergência médica os cidadãos deverão ligar 112 e colaborar com os serviços de emergência, nomeadamente respondendo às questões que lhe são colocadas.

Depois dos governos da direita e das suas consequências para as nossas gentes e para as nossas terras, o caminho faz-se caminhando, ma sempre no mesmo sentido, o da defesa do melhor para o Baixo Alentejo e para os Baixo Alentejanos.


Share This Post On
468x60.jpg