IPBeja: Promove sessões semanais do Clube de Leitura.
Já tiveram inÃcio as sessões semanais do Clube de Leitura, iniciativa da Biblioteca do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e da Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL).
O grande objetivo do Clube de Leitura é o de dar a conhecer obras e autores em encontros semanais; estes permitem uma partilha que extravasa o âmbito meramente literário, pois simultaneamente pretende-se incrementar o sentido de comunidade entre os seus diferentes membros (alunos, funcionários docentes e não docentes) na partilha das suas experiências de leitura e fomentar o debate e a reflexão sobre as mais variedades temáticas, que sejam do interesse do grupo.
A promoção da leitura, enquanto fator de desenvolvimento individual e social, é a motivação geral que orienta as estratégias e o programa desta iniciativa, pretendendo a equipa dinamizadora que ele não se esgote na literatura mas sim, que esta seja a ponte e o estÃmulo para a ligação com outras áreas como a própria ciência e as artes.
Este é um clube que não se destina exclusivamente a quem já tem o gosto pela leitura mas, sim um clube aberto a quem quer participar num momento em que quer ler e falar de … e estes momentos são momentos de aprendizagem que nos permitem explorar, conhecer, ver diferente, transformar ideias e criar valor individual e em grupo.
A Biblioteca do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem vindo a cumprir a sua missão, estando sobretudo orientada e centralizada no apoio ao ensino e investigação, no entanto, reconhecendo a importância dos serviços de extensão cultural, tem também pontualmente efetuado algumas atividades de promoção da leitura não académica.
Sendo o IPBeja membro da RIUL – que tem nomeadamente o objetivo da dinamização da leitura não académica – a parceria entre a Biblioteca e a equipa da RIUL conduziu à criação, em 2016, de um Clube de Leitura dinamizado em parceria pelas duas equipas. É este trabalho que, neste ano letivo, agora se retoma.
«Todas as coisas do mundo conduzem a um encontro, ou a um livro» Jorge LuÃs Borges