Mértola: Cidadão finlandês ofereceu barco aos bombeiros.


Os Bombeiros de Mértola receberam um barco de quatro lugares, oferta de um cidadão finlandês que vive no veleiro atracado no Pomarão.

Um cidadão finlandês que há dois anos vive no seu veleiro atracado no antigo porto mineiro de Pomarão, concelho de Mértola, na Margem Esquerda do rio Guadiana, ofereceu aos bombeiros mertolenses, um barco de fibra com lotação para quatro pessoas.

Mikko Ilmarri conhecer das dificuldades por que passam os corpos de bombeiros, quis fazer a diferença e oferecer a embarcação que já não lhe era útil, mas que será uma mais-valia para os Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM).

Ao Lidador Notícias (LN), o comandante dos BVM, Jorge Santos, revelou que “o barco vai ser recuperado na oficina da corporação, para depois fazermos a inscrição na Autoridade de Proteção Civil. Vamos fazer também a adaptação de um antigo atrelado que possuímos”, acrescentando que “já temos um amigo que vai oferecer um morto”, justificando que deverá ter operacional no final do corrente mês.

O Corpo de Bombeiros já tem um semirrígido com motor e atrelado e alguns elementos com carta de barco que segundo Jorge Santos “permite em caso de alguma ocorrência no rio Guadiana, a acarta é suficiente, justificando que “não temos equipa de mergulhadores, que necessita de um curso próprio”, acrescentando que em caso de ocorrências mais graves “vêm as equipas de mergulho dos bombeiros de Moura ou Aljustrel”, concluiu.

Quanto a Mikko Ilmarri, o finlandês “perdeu-se de amores” pela região, e procura casa para se estabelecer no concelho. Para já a procura está centrada em Pomarão, a cerca de 20 quilómetros de Mértola, mas quando a navegabilidade do Guadiana for uma realidade, o objetivo do sexagenário, é viver na “Vila Museu”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg