Mértola: Funeral de emigrante vítima de atentados realiza-se no sábado.


Manuel Colaço Dias, a primeira vítima de nacionalidade portuguesa a ser conhecida nos atentados de Paris, no passado dia 13 de novembro, vai enterrar no sábado no cemitério de Corte do Pinto, concelho de Mértola, a sua terra natal.

Manuel Colaço Dias_800x800O taxista, de 63 anos, morreu nas imediações do Stade de France, na sequência da detonação de um bombista suicida, quando aguardava por três clientes que transporta para o recinto, para assistir ao jogo particular entre a França e a Alemanha.

O corpo de Manuel Dias chega ao Aeroporto de Lisboa na noite de sexta-feira, cerca das 23.00 horas. Depois de resolvidos os trâmites legais para levantamento da urna com o cadáver, o que deverá ocorrer até às 09.30 de sábado, será transportado por agência funerária de Mértola, para a Igreja de Corte do Pinto, onde se espera que chegue cerca do meio-dia.

Depois de rezada a missa de corpo presente, o funeral realiza-se às 15.00 horas, para o cemitério da aldeia alentejano, ficando depositado num gavetão.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), a família vai viajar para Portugal, num voo procedente de Paris, diferente daquele onde será trasladado o corpo, devendo a mulher e os filhos de Manuel Dias, chegarem na manhã de sexta-feira a Lisboa, onde os espera o irmão deste.

Emigrado há 40 anos em França, o filho do “Joaquim Barreno”, como era conhecido, regressava a Corte do Pinto, todos os anos em agosto, por altura das festas da aldeia, como o tinha feito este ano.

No dia seguinte aos atentados de Paris e conhecida a morte de Manuel Colaço Dias, foi o LN, que através de uma fotografia da vítima, o identificou perante o presidente da Junta de Freguesia, João Venâncio, e que levou a notícia aos trezentos e vinte habitantes da aldeia.

Primeiro foi Rui Palma, 64 anos, um antigo colega de escola de Manuel Dias e depois Manuel Afonso, 77 anos, o amigo que trata da casa que o malogrado emigrante mantém na aldeia, ainda que esteja para venda.

Na vizinha Mina de São Domingos, Manuel Costa, proprietário de um café foi emigrante e grande amigo de Manuel Dias, recordou o dia 10 de junho de 1977, quando o amigo o desafiou para irem a uma festa de emigrantes portugueses e verem um Sporting-Benfica. “Era um excelente companheiro, fizemos boas farras”, rematou.

Quem é

Manuel Colaço Dias, nasceu a 28 de abril de 1952, em Corte do Pinto, concelho de Mértola. Era casado com Elia Maria Gonçalves Dias, tem dois filhos, um rapaz de 34 anos e uma rapariga de 32 anos. Emigrante há cerca de 40 anos, Manuel Dias era taxista.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg