Mértola: Não há rasto do octogenário desaparecido em São Pedro de Sólis.
Depois de um dia de longas buscas pelos campos de São Pedro de Sólis, concelho de Mértola, não há sinais de Manuel Brás, 88 anos, um ex-caçador algarvio, natural de Quarteira, concelho de Loulé, que saiu de casa às 03,30 de domingo.
Militares do posto de Mértola e Almodôvar, apoiado por binómios do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, no total de três dezenas de efetivos e equipas dos Bombeiros Voluntários de Mértola, procuraram sem sucesso o octogenário que está dado como desaparecido desde a madrugada do dia 23.
Manuel Brás, saiu de casa às 03,30 de domingo, tendo como destino São Pedro de Sólis, para conviver com um grupo de amigos com quem caçou durante muitos anos, mas ter-se-á enganado no caminho e perdeu-se.
A viatura, uma carrinha de caixa aberta de mercadorias, de cor branca, foi localizada na tarde de quarta-feira, no lugar de Casa Nova, perto de São Pedro de Sólis, por um agricultor local, atolada na lama, trancada, sem o condutor.
Após comunicado o desaparecimento pela família à GNR de Loulé, tiveram início as buscas, mas foi que lavrava as terras que encontrou a viatura abandonada e alertou as autoridades.
Segundo informações do Major Carlos Bengala, Chefe das Relações Públicas do Comando Territorial de Beja, “a carrinha estava atolada e fechada. O homem deverá ter procurado ajuda e perdeu-se. Até ao momento não há qualquer rasto do idoso”, concluiu.
Mal tiveram conhecimento da deteção da viatura, familiares de Manuel Brás, entre eles o filho e um irmão, deslocaram-se para o local onde decorriam as buscas, na esperança do idoso, que sofre de diabetes, ser localizado com vida.
Com o cair da noite as buscas foram suspensas, devendo recomeçar na manhã desta sexta-feira, num perímetro mais alargado do que aquele que foi batido ontem.
Teixeira Correia
(jornalista)