Mértola: Presidente da Câmara afirma que se pode hoje caçar no concelho.


O Governo aprovou a Declaração de Calamidade Pública, que aprova várias medidas preventivas, entre elas a prática da caça em 155 concelhos de Portugal. Apesar de abranger o Município de Mértola, o Presidente da Câmara afirma que se pode caçar no concelho.

Apesar da Declaração de calamidade pública, decretada pelo Governo, que vigora desde as 14,00 horas de sexta-feira e até às 24,00 horas de amanhã (segunda-feira), que entre outras medidas preventivas, proíbe a caça em 155 concelhos de Portugal, a mesma não vai ser cumprida na totalidade dos municípios.

O despacho conjunto publicado pelo Executivo de António Costa, justifica que durante aquele período existe “a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessam”.

Tal como o LN divulgou, a GNR está a promover uma campanha (na foto, retirada da página de facebook da instituição) de divulgação das medidas, designadamente a proibição de caça, através de uma campanha, cuja imagem é uma arma de caça pendurada num prego.

Durante a tarde de ontem, na sua página de facebook, o presidente da Câmara Municipal de Mértola, conhecida como “Capital Nacional da Caça”, esclarece que “após vários contatos, a GNR, posto de Mértola, confirmou que se pode caçar em todo o concelho, em todas as zonas de caça”.

O edil começa por dizer que por “interpretação exagerada de alguns”, já não se podia caça no concelho, acrescentando que “na minha interpretação”, o despacho do Governo, justifica Jorge Rosa, “não interditava a caça”, concluiu.

O presidente da autarquia mertolense, eleito pelo Partido Socialista, sustenta que após as explicações da GNR “vamos abrir a nossa época de caça como previsto”, concluindo o seu esclarecimento com o desejo de “bom início de época e boa época de caça a todos, em Mértola Capital Nacional da Caça”, remata.

Recorde-se que a caça à rola-brava começa amanhã em Portugal, mas declaração de calamidade pública deveria limitar esse direito nos 155 concelhos abrangidos pela declaração de calamidade pública.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg