A direção dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM) anunciou que seis elementos da corporação testaram positivo à covid-19 “estando os 3 elementos do Comando e 3 do Corpo Ativo em isolamento profilático, apresentando ligeiros sintomas”.
O caso foi detetado na passada segunda-feira e segundo a instituição “a situação não está relacionada com o transporte de doentes, mas transitou da comunidade”, acrescentando que a Câmara Municipal de Mértola, cujo presidente e responsável da Proteção Civil, Mário Tomé está a acompanhar a situação de perto, deslocou para o quartel a unidade móvel “tendo sido testados todos os colaboradores”, justificam.
Para assegurar a inexistência de mais casos entre os restantes 42 elementos do Corpo Ativo e outros colaboradores, o Centro de Saúde de Mértola realiza amanhã uma nova testagem.
Nas redes sociais a direção dos BVM deixou “uma palavra de tranquilidade” à população do concelho “garantindo” que com total segurança “o socorro não está, nem nunca estará em causa”, rematam.
O Comando, Jorge Santos (comandante), Nelson Viegas (segundo comandante) e Mussa Embaló (adjunto de comando), fizeram também um esclarecimento à população assegurando que nos últimos 15 dias “foram efetuados 3 transportes de doentes covid e mais de uma dezena de serviços de pessoas para efetuarem testes de deteção da doença (PCR) para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Castro Verde e Hospital de Beja”.
Os três elementos do Comando que estão em isolamento, garantem que “continuamos a trabalhar para toda a nossa população e a quem nos vista com empenho e determinação, garantindo o serviço pré-hospitalar/acidentes/incêndios/transporte de doentes em condições de segurança”.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), a parte operacional no Corpo de Bombeiros de Mértola está ser assegurado pelo Chefe José Palma, tido como um “operacional muito competente” que por duas vezes já assumiu o cargo de comandante da corporação.
Teixeira Correia
(jornalista)