Moura: Suspensas visitas aos utentes das IPSS’s.


Evolução de infeções de covid-19 no concelho de Moura, levam à suspensão de visitas a utentes das IPSS’s do concelho.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura revelou que, após a habitual reunião semanal com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho foi decidido suspender as visitas aos utentes destas instituições a partir desta segunda-feira, 4 de janeiro, pelo período de uma semana. Esta medida preventiva, resulta da análise à evolução do número de casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na região Alentejo e em especial no concelho de Moura.

Pretende-se, desta forma, salvaguardar a saúde da população mais vulnerável à doença COVID-19.

Findo este período de suspensão, será realizada uma nova avaliação da situação epidemiológica, por forma a serem adotadas as medidas que se entendam mais adequadas no tocante à retoma das habituais visitas aos utentes das IPSS’s.

Segundo os últimos dados (Relatório Diário 03-01-2021) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), até às 24 horas de sábado, 2 de janeiro, no concelho de Moura há 34 casos ativos, mais 3 do que no último dia de 2020, de um total de 220 que o Município já registou, a que se juntam 182 recuperados e quatro óbitos.

Serviço Urgência Básica encerrado no sábado

Um surto de COVID-19 no Serviço de Urgência Básica de Moura (SUB), onde foram confirmados 10 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que levou à escassez de recursos humanos, o que comprometeu o normal funcionamento da SUB, tendo a ULSBA decidido encerrar este mesmo serviço.

A solução encontrada permite que o SUB de Moura reabriu ontem pelas 16:00, funcionando todos os dias, entre as 08:00 e as 24:00, com consultas de recurso, um serviço que será assegurado por 1 (um) médico, 1 (um) enfermeiro, 1 (um) assistente técnico e 1 (um) assistente operacional. A reabertura deste serviço, ainda que de forma condicionada, devido ao surto anteriormente mencionado, permitirá assegurar à população a prestação básica de cuidados de urgência, até data a definir.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg