NATO: Ex-comandante da BA 11, lidera centro de investigação analítica (JALLC).


Mário da Salvação Barreto, comandante da Base Aérea 11/ Beja, entre outubro de 2009 e 2011, toma hoje posse como comandante do centro de investigação analítica da NATO (JALLC), localizado em Lisboa. Na BA 11 “ficou celebre” por um aniversário “pago pelos contribuintes”.

Mário Barreto_800x800Instalado na capital há 14 anos, o JALLC, como é denominado o “Joint Analysis and Lessons Learned Centre” é o agente da NATO (sigla em inglês da Organização do Tratado do Atlântico Norte) perito em análise conjunta, tem 66 pessoas ao seu serviço, entre militares e civis, oriundos de 16 países. O JALLC vai ser comandado pela primeira vez por um português.

Segundo revela o “Notícias ao Minuto”, a partir de hoje, Mário da Salvação Barreto, brigadeiro-general da Força Aérea vai tornar-se no primeiro comandante português desta unidade que integra a estrutura de comando da NATO, numa cerimónia de tomada de posse que está marcada para as instalações do JALLC e que contará com a presença do ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e com Manfred Nielson, da NATO.

Jorge Saramago, segundo comandante, explicou à agência Lusa que “este centro se situa ao mais alto nível da estrutura da Aliança Atlântica”, apesar de ser “pouco conhecido em Portugal e na própria NATO porque se dedica a procurar soluções, a apresentar propostas para problemas ao mais alto nível”, que não especificou.

Sendo um centro de estudo, o JALLC é “talvez uma das estruturas mais multinacionais de toda a NATO”, no qual são analisados problemas complexos e apresentadas soluções aos dois grandes comandos estratégicos da Aliança Atlântica para “melhorar o emprego operacional das forças ou até a própria estrutura” da organização.

Segundo Jorge Saramago, o centro tem ainda a responsabilidade de interagir “com a nação hospedeira, neste caso Portugal, para apoiar toda a comunidade da Aliança Atlântica que reside por motivos de serviço no país”.

A NATO é uma aliança militar composta por 28 países, com sede em Bruxelas (Bélgica), e Portugal foi um dos membros fundadores, em 1949.

Quem é Mário Salvação Barreto

O brigadeiro-general Mário Alberto Vilhena da Salvação Barreto, é natural da Freguesia de Santa Justa, Lisboa, onde nasceu em setembro de 1963.

Ingressou na Academia da Força Aérea em setembro de 1982, tendo sido Licenciado em Ciências Militares Aeronáuticas em março de 1988, após tirocínio nos Estados Unidos da América onde fez o Curso de Pilotagem UPT em T-41, T37 e T38, na Base Aérea de Vance, no estado do Oklahoma.

Tendo sido colocado na Base Aérea Nº 5 (Monte Real) em março de 1988, foi de seguida destacado para a Base Aérea Nº11 (Beja) onde fez a conversão operacional, na aeronave T38, na Esquadra 103 “Caracóis”.

Foi promovido a Coronel em fevereiro de 2008. Em 21 de outubro de 2011, nas comemorações do Dia da Base Aérea nº11 de Beja (BA11), que celebrava 47 anos, o coronel Piloto-Aviador Mário da Salvação Barreto sucedeu ao coronel piloto-aviador Barros Ferreira, que comandou a unidade entre outubro de 2009 e 2011.

Da folha de serviço do Coronel Mário Barreto constam vários louvores e condecorações, nacionais e internacionais, das quais se destacam a Ordem de Avis – Grau Comendador, Serviços Distintos – Grau Prata com Palma, Mérito Militar – 2ª Classe e da Cruz de S. Jorge – 1ª Classe.

A passagem do coronel Mário Barreto, ficou marcado pela polémica, quando o Tugaleaks divulgou, em fevereiro de 2013, que a mãe do oficial e diversos convidados celebraram o aniversário do comandante nas instalações da BA11, no que foi apelidado como “um jantar pago pelos contribuintes e servidos pelos militares que se mostraram indignados”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg