Odemira: Clever Leaves começa a exportar flor seca de canábis para os EUA.


O primeiro lote exportado corresponde a 30 kg de flor seca de canábis, rica em THC, saiu da estufa que a empresa tem em Odemira, diretamente para os EUA.

A Clever Leaves tem uma unidade para cultivo e tratamento da flor de canábis, para fins medicinais, em São Teotónio, concelho de Odemira, onde controla cerca de dez mil metros quadrados de estufas numa área de cerca de 84 hectares. A Clever Leaves pode ainda vir a expandir a área de estufa para os 25 mil metros quadrados.

Segundo o Dinheiro Vivo, publicação da Global Media Group (GMP), a colombiana Clever Leaves, presente em Portugal desde 2019, vai começar a exportar flor seca de canábis, para fins medicinais, a partir de Portugal para os Estados Unidos, graças a um acordo com a Biopharmaceutical Research Company (BRC), foi ontem anunciado.

Em comunicado, a Clever Leaves dá conta da importância do feito, porque posiciona Portugal como um dos poucos países a exportar flor seca de canábis para os EUA, ajudando a “fortalecer” a entrada da empresa colombiana nos EUA e porque “solidifica a capacidade da BRC para realizar transações internacionais”. A Clever Leaves nota, ainda, que a empresa e a BRC são as “primeiras empresas a enviar comercialmente flor seca de canábis de Portugal para os EUA”.

O acordo fechado entre a Clever Leaves e a BRC prevê o desenvolvimento de projetos farmacêuticos da BRC, através do uso de canábis para fins medicinais. A BRC desenvolve ingredientes farmacêuticos ativos compatíveis para terapias à base de plantas.

O mesmo comunicado, indica que o acordo nasceu da “forte parceria”, criada em 2020, entre ambas as empresa, através do projeto ‘Change Lives’, para contribuir com um valor até 25 milhões de dólares (21,5 milhões de euros) em produtos de canábis medicinal para ajudar no avanço da investigação científica nos EUA.

Toda a operação tem licença do Infarmed. Com operações e investimentos nos Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Alemanha, a Clever Leaves chegou em 2019 a Portugal. Desde então tem expandido a operação no país, tendo anunciado em maio a instalação de uma nova unidade de pós-colheita de canábis medicinal no Parque Empresarial da Península de Setúbal. Com esta unidade, onde será feita a secagem, corte e embalamento da flor de canábis da Clever Leaves, a empresa estima criar mais 25 postos de trabalho.


Share This Post On
468x60.jpg