Odemira: Jovem de 25 anos resgatado do mar com vida depois de nadar durante duas horas.


Um jovem de 25 anos, natural e residente em Boavista dos Pinheiros, concelho de Odemira, foi resgatado ontem do mar com vida, depois de nadar durante duas horas, mercê da ajuda do comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira (BVO) feita desde a margem do Oceano Atlântico.

ODEMIRA- Salvamento_800x800Bruno Emídio, um jovem desempregado, caiu ao mar cerca das 08,45 horas, quando pescava numa arriba no sítio da Pedra da Atalainha, perto de Zambujeira do Mar, tendo sido resgatado por uma embarcação da Polícia Marítima (PM) da Capitania de Sines.

O estado muito alterado mar e a fortíssima ondulação não permitiram o socorro imediato ao náufrago por parte dos BVO. Depois valeram as instruções de Nazário Viana, que possibilitaram que o jovem se mantivesse à tona de água até à chega da embarcação. A experiência marítima do comandante, ajudaram a que o jovem não fosse arrastado pela corrente contra os rochedos, que lhe poderiam provocar a morte por esmagamento.

Bruno, foi à pesca com um amigo, mas este como se sentiu doente ficou no carro. Por motivos que se desconhecem caiu ao mar. Depois nadou cerca de 300 metros para Norte, conseguiu chamar a atenção de uns populares que se encontravam na margem, tendo estes alertado os bombeiros.

Apesar de não ter em serviço o comandante dos BVO, acorreu ao local na sua viatura e da margem instruiu o jovem para se mantivesse calmo e a flutuar, enquanto a embarcação da Capitania de Sines percorria as mais de 20 milhas marítimas (mais de 37 quilómetros terrestres) para chegar ao local.

Dado o estado alterado do mar, os operacionais de mergulho da PM não puderam entrar nas águas do Atlântico. Depois de meia dúzia de tentativas de abordagem, foi atirado um colete que o jovem conseguiu envergar, sendo puxado em segurança para junto da embarcação e depois içado são e salvo.

As dificuldades orográficas da costa naquela zona não permitiram o seu transporte para os meios de socorro localizados na margem, onde estava uma ambulância do INEM dos bombeiros e a viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV), ambos de Odemira. A embarcação da PM rumou de novo a Sines, onde a vítima tinha à espera uma ambulância dos bombeiros daquela cidade e a VMER do Hospital do Litoral Alentejano, de Santiago do Cacém para onde foi transportado.

O jovem foi retirado da água sem ferimentos, mas sofrendo de um forte ataque de hipotermia, além da falta de ar, dado ser asmático, tendo fico internado no Serviço de Observação da unidade hospitalar, mas livre de perigo.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), no local onde Bruno Emílio caiu ontem e sobreviveu, sítio da Pedra da Atalainha, da última década cinco pessoas já perderam a vida pelos mesmos motivos, quedas ao mar enquanto pescavam.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg