Odemira: Unidade Costeira da GNR apreende pescado.


Apreensão de pescado por fuga à lota na Entrada da Barca. O pescado tinha o valor de 423 euros, a coima pode atingir os 3.740 euros.

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Nova de Milfontes, ontem, dia 1 de março, apreendeu 43,4 quilos de pescado diverso e de polvo vulgar, na Lota da Entrada da Barca, no concelho de Odemira.

No decorrer de uma ação de fiscalização que visava o controlo das descargas de pescado proveniente das embarcações de pesca local, os militares da Guarda detetaram que o mestre de uma embarcação efetuou a descarga de pescado para o interior do seu veículo, não tendo sido sujeito ao regime de primeira venda em lota.

Foi identificado um homem de 45 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima que pode atingir os 3.740 euros.

O pescado, com um valor estimado de 423 euros, foi apreendido e será sujeito ao regime de primeira venda em lota.

O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estalecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.


Share This Post On
468x60.jpg