OE2017: Bloco de Esquerda quer suspender Dia da Defesa Nacional.


O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 pedindo a suspensão do Dia da Defesa Nacional (DDN). O Regimento de Infantaria 1, em Beja, é uma das unidades de referência no DDN. Na última realização passaram pelo RI1, mais de dois mil jovens.

ddn-out_800x800Segundo a página eletrónica do Jornal de Notícias (JN), a iniciativa do Bloco de Esquerda, tem como objetivo a via económica, com numa poupança de três milhões de euros a serem distribuídos noutras “prioridades”.

A proposta do partido, disponível na página Internet do Parlamento, pede a suspensão do referido dia e o estudo, “durante o ano de 2017”, de um “novo modelo” sobre a matéria.

Na nota justificativa para a medida, o Bloco vinca que a dotação orçamental destinada ao Dia da Defesa Nacional situa-se nos três milhões de euros, mas o orçamento para a Defesa é, no global, “insuficiente, tendo em conta cortes nas pensões dos militares, a difícil situação financeira do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, assim como no apoio aos deficientes das Forças Armadas, e a necessidade de mais recursos humanos e materiais”.

O partido frisa ainda que o Orçamento de áreas como a “saúde, escola pública ou proteção dos direitos e rendimentos sobre o trabalho” são afetados por “restrições orçamentais”, e nesse sentido é “incontornável que se retome a suspensão do Dia da Defesa Nacional”.

“Será incompreensível o gasto de três milhões de euros nesta atividade quando há outras prioridades que não são contempladas no presente Orçamento do Estado”, advoga a proposta do partido liderado por Catarina Martins.

Mais de dois mil jovens dos distritos de Beja, Évora e Portalegre, passar pelo Regimento de Infantaria Nº1, aquartelado no Vale de Aguilhão, em Beja, durante a efetivação do último Dia de Defesa Nacional (DDN) que ocorreu entre 24 de outro e 10 de novembro, últimos.

Aquele dia visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e decorre nos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidos um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas, bem como para as missões essenciais das Forças Armadas, a sua organização e os recursos que lhes estão afetados, as formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efetivo.

De salientar que a comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar para todos os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, que completam 18 anos de idade, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e respetivo Regulamento.

Cerca de cem mil jovens participaram nas atividades do Dia da Defesa Nacional em 2015 em território continental, segundo dados divulgados este mês pelo ministério, que registou “forte adesão” à iniciativa dirigida aos rapazes e raparigas que atingem a maioridade.

Segundo um balanço da edição de 2015 do Dia da Defesa Nacional, divulgado pelo ministério da Defesa, em 2015 foram convocados 133.643 jovens. Dos 115.790 residentes em território nacional participaram 101.433, dos quais 87 mil responderam a inquéritos com o objetivo de conhecer a perceção dos jovens sobre as Forças Armadas.

Quanto a 2016, foram convocados 136.116 jovens, adiantou o ministério tutelado por Azeredo Lopes.


Share This Post On
468x60.jpg