Opinião (Rogério Copeto/ Oficial da GNR): FESTAS FELIZES SEM ASSALTOS E MORTES NA ESTRADA.


“A ocasião faz o ladrão”, diz a sabedoria popular, sendo a altura do Natal e do Ano Novo, quando as ocasiões mais abundam, e os amigos do alheio não se distraem e aproveitam todas essas oportunidades para “faturar”.

COPETO ROGER_800x800Rogério Copeto

Tenente-Coronel da GNR, Mestre em Direito e Segurança e Auditor de Segurança Interna

Chefe da Divisão de Ensino/ Comando da Doutrina e Formação

Por isso faz todo o sentido, em vésperas do Natal e do Ano Novo relembrar alguns conselhos, para que esta quadra festiva decorra com tranquilidade e em segurança, porque os amigos do alheio também necessitam de comprar prendas de Natal, e estão mais ativos nesta altura, sendo que todos os cuidados são poucos.

Nesta altura do ano as pessoas tendem a descuidar-se mais e acabam por ser vítimas de crimes, sendo os mais comuns, o furto de viaturas, no interior de viatura, o assalto a residências e o furto de carteiras. Todos estes crimes têm na sua origem a distracção dos seus proprietários, nomeadamente quando deixam objectos de valor no interior das suas viaturas ou quando abandonam as suas residências, sem tomar qualquer medida de segurança, com a agravante da carteira andar mais recheada e nem sempre perto da vista.

Assim é importante relembrar alguns conselhos que poderão contribuir para que esta quadra seja passada em segurança, porque não se pretende passar o tempo que devíamos estar com a família, num Posto da GNR ou Esquadra da PSP, para ter que apresentar uma queixa por furto.

GNR- Copeto Natal_800x800É costume dos portugueses passarem esta quadra fora de casa, no caso do Natal, as famílias tendem a juntar-se nos locais de origem, levando a que a maioria se desloque para o interior do pais e no Ano Novo deslocando-se para os locais de maior concentração de pessoas, como é o Algarve e as grandes cidades de Lisboa e Porto, deixando as suas casas temporariamente abandonadas, sendo por isso necessário tomar algumas precauções, para que a mesma não seja visitada, por quem não foi convidado.

Assim os cuidados que se podem ter com a nossa residência, passam antes de mais por verificar se a mesma fica devidamente fechada, sem esquecer de confirmar todas as portas e janelas, e para um maior descanso poderá deslocar-se a um Posto da GNR e beneficiar da vigilância dos militares da GNR que à semelhança do que é feito no Verão no âmbito do Programa “Verão Seguro – Chave Direta”, também nesta altura estão disponíveis para vigiarem a sua residência, com a assiduidade necessária, relembrando-lhe ainda os habituais conselhos quando vai de férias.

Outra preocupação que deve ter nesta altura é a possibilidade de ser vítima de furto da sua carteira, devendo por isso evitar andar com grandes quantias em dinheiro, recorrendo se possível ao multibanco, e as malas devem andar sempre fechadas e serem transportadas viradas para a frente, de modo a estarem visíveis.

Nos locais de maior aglomeração de pessoas deve redobrar a atenção, como os centros comerciais e os transportes públicos, porque nesta altura do ano as pessoas tendem a andar mais distraídas e a descurar a sua segurança, por estarem demasiado atarefadas a fazer as compras de Natal e de fim de ano, não podendo esquecer os cuidados que devemos ter quando nos deslocamos na rua.

Também a nossa viatura deve ter a nossa atenção, para não sermos vítimas de furto, devendo por isso estacionar em parques pagos e com vigilância, evitando locais sem iluminação e isolados, e nunca deixar objectos à vista dentro da viatura, porque na esmagadora maioria dos furtos em viaturas, só são levados os objectos que estão à vista, porque se tornam num alvo apetecível. No regresso à viatura certifique-se de que não há movimentos suspeitos, antes de entrar na mesma.

Mesmo depois de tomar todas as precauções e for assaltada deve apresentar queixa o mais rapidamente possível às autoridades policiais, porque quanto mais cedo o fizer, mais hipóteses tem de recuperar o bem furtado. Relembramos que para apresentar queixa dispõe do prazo de seis meses, podendo-o fazer online através do Portal da “Queixa Electrónica”.

Para que esta quadra seja passada em segurança, a GNR à semelhança dos anos anteriores, iniciou já no sábado passado dia 12 de dezembro, a “Operação Comércio Seguro”, que terminará no dia 24, com o objectivo de “reforçar o patrulhamento apeado e os contactos com os comerciantes, relembrando os procedimentos de segurança a adotar em caso de furto, roubo ou ameaça grave ou vandalismo, de forma a potenciar a segurança efetiva e o sentimento de segurança de comerciantes e clientes”.

Também por motivo da deslocação que os portugueses fazem nesta altura do ano, conforme já referido, no Natal para o interior do pais e no Ano Novo para o litoral, levando por isso a um aumento do trânsito nas principais vias, a GNR irá realizar a “Operação Natal Tranquilo”, entre os dias 24 e 27 de dezembro, intensificando o patrulhamento e a fiscalização rodoviária, “orientando o patrulhamento para as vias mais críticas da sua zona de ação, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança”, repetindo operação idêntica no período do Ano Novo, com os mesmos objectivos de prevenção da sinistralidade, sem esquecer a vertente da fiscalização e repressão dos comportamentos que estão mais associados à maioria dos acidentes, como o excesso de velocidade, o consumo bebidas alcoólicas associado à condução e as manobras perigosas, devendo nesta altura todos aqueles que pretendam viajar relembrar alguns dos conselhos, que os militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Destacamentos de Trânsito fazem questão de referir, nas inúmeras intervenções para os Órgãos de Comunicação Social, que ao contrário da maioria dos portugueses não têm oportunidade de gozar esta quadra, na companhia dos seus familiares.

Por isso os militares do Trânsito são sem dúvida nesta altura do ano, a face visível da GNR, que até ao “Dia dos Reis” vão estar nas nossas estradas, 24 horas por dia, garantindo a segurança de todos nós, quase sempre em condições meteorológicas adversas, com chuva, frio e até neve, contribuindo para que todos cheguem aos locais de destino sãos e salvos, para passar esta quadra junto dos que mais gostam, fazendo votos que nas suas frequentes intervenções nos telejornais deste ano, nos anunciem a ausência de mortes na estrada, sendo essa a prenda que todos os militares do Trânsito gostariam de receber.

Termino desejando a todos os leitores e colaboradores do LN um Santo Natal e um Próspero Ano Novo de 2016. Até para o ano.


Share This Post On
468x60.jpg