Opinião (Rogério Copeto/ Oficial da GNR): O 112 QUE JÁ FOI 115.
O 112 é o Número Europeu de Emergência e serve para serem comunicadas todas as situações de emergência relacionadas com saúde, incêndios e crimes, sendo a chamada atendida por um operador que após avaliação da situação envia os meios de socorro adequados à emergência.
Tenente-Coronel da GNR, Mestre em Direito e Segurança e Auditor de Segurança Interna
Chefe da Divisão de Ensino/ Comando da Doutrina e Formação
Nas situações de emergência por motivos de saúde a chamada é transferida para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM e nas situações que evolvem a prática de crimes, são encaminhas para a GNR ou para a PSP, consoante o local da ocorrência, podendo ainda ser encaminhada para a Autoridade Nacional de Protecção Civil nas situações de incêndios, cheias, etc.
Conforme referido o 112 é um número de telefone de emergência europeu, disponível em toda a União Europeia (UE), a título gratuito e é possível efetuar uma chamada para o 112 de um telefone fixo ou de um telemóvel, em qualquer país da europa e a qualquer hora do dia, sendo atendido pelo serviço de emergência respectivo.
Ao ser atendido pelo operador deve facultar toda a informação que lhe for solicitada, para permitir um rápido e eficaz socorro às vítimas, nomeadamente o tipo de emergência (doença, acidente, crime, incêndio, etc), o número de telefone do qual está a ligar, a correta localização da ocorrência, indicando se possível, pontos de referência, o nível de gravidade, se conseguir efectuar essa avaliação, o número de pessoas envolvidas, por sexo e idade e qualquer outra informação importante para a prestação de um correto socorro, nomeadamente se a ocorrência obriga o empenho de meios especiais, como são os acidentes rodoviários com vítimas encarceradas, a existência de libertação de gases, perigo de incêndio, etc.
Após ser feita a triagem os operadores das centrais 112 indicam-lhe a melhor forma de proceder, enviando os meios de socorro adequados, sendo que o correto uso do 112 pode salvar vidas. Mas sabemos que nem sempre isso acontece e que as chamadas falsas, para além de fazerem perder tempo e dinheiro, podem também ser perigosas, porque ocupam a linha 112, impedindo que seja usada por quem realmente necessita de ajuda, não a conseguindo obter em tempo oportuno, e por isso em todos os países, existem consequências penais para quem realizar uma chamada falsa para o 112.
E ao que parece as chamadas falsas são ainda a maioria de todas as chamadas realizadas para o 112, conforme podemos constatar num artigo da LUSA, divulgado no final do mês passado denominado “Maioria das chamadas em Coimbra para o 112 são falsas ou injustificadas”, onde é referido que das 25 mil chamadas que são diariamente recebidas, cerca de 75% são falsas ou injustificadas e que do total das chamadas para o 112, 60% são por motivo de doença, 30% são ocorrências criminais e 10% no âmbito da proteção civil.
Tendo em conta que o 112 ainda é usado de forma incorrecta e que “Ainda há portugueses que julgam que o número de emergência é o 115”, a Guarda Nacional Republicana irá promover amanhã, dia 11 de fevereiro, várias ações de sensibilização direccionadas aos mais novos, tendo como objetivo sensibilizar esta população para a importância da correta utilização do Número Europeu de Emergência 112, assinalando dessa forma o “Dia Europeu do 112”, que se comemora todos os anos no dia 11 de fevereiro (11/2).
Para além de informar a população mais nova que o 112 foi criado em 1991, passando desde 2008 a ser o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público para aceder gratuitamente aos serviços de emergência, em qualquer dos 28 Estados-Membros da UE, será também transmitida informação sobre o que são as chamadas falsas e como devemos usar correctamente o 112, com o objectivo de reduzir os elevados números desse tipo de chamadas, levando ao empenhamento de meios materiais e humanos em ocorrências inexistentes e que podiam estar a ser usados para salvar vidas, causando por isso elevados prejuízos.
Para um correto uso do 112, os principais conselhos são que deve ser usado para entrar em contato com qualquer serviço de emergência (polícia, bombeiros, ambulância), em todos os 28 países da UE, do telefone de casa, do telemóvel e também telefones públicos e de graça, que deve ligar o 112 quando presenciar ou participar numa emergência onde a polícia, os bombeiros ou uma ambulância são necessárias, devendo a chamada ser efectuada, se possível, por um adulto, por isso as crianças devem procurar a ajuda de um adulto primeiro, podendo no entanto qualquer criança ligar para o 112, explicando a situação ao operador, o mais correctamente, indicando o seu nome, endereço e número de telefone.
Nunca ligar para o 112 para pedir informações sobre o trânsito ou sobre o tempo, nem sobre qualquer outro tipo de assunto, existindo para isso números e instituições que fornecem essa informação, como são os casos da GNR, da PSP e da BRISA (707 500 900) para informações sobre o trânsito e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera para informações sobre as condições atmosféricas. Nunca ligar para o 112 se não for uma emergência e desligar se marcar o 112 por engano.