Os Verdes: Querem imposto sobre grandes áreas de eucalipto a reverter a favor do montado de sobro.


O Partido Ecologista Os Verdes tornou público um conjunto de iniciativas e medidas para travar a expansão do eucalipto em Portugal e promover uma floresta sustentável e diversificada, apoiada nas espécies autóctones, nomeadamente no montado de sobro.

VERDES-simbolo_800x800Os Verdes querem a criação de um imposto sobre grandes áreas de eucalipto, cujo montante venha a reverter para um fundo de apoio à plantação de novas áreas de montado de sobro e para atenuar o não retorno económico destas plantações durante os primeiros 30 anos.

Os Verdes consideram que estas medidas, podem contribuir como estimulo à plantação de montado e devem ser prioritariamente canalizados para as pequenas e médias propriedades.

O PEV considera também que estas medidas de carater fiscal podem contribuir para travar a eucaliptização do país assim como a sua desertificação. Os Verdes querem aprofundar esta proposta no quadro das conversações mantidas com o Governo do PS.

A Valorização da cortiça como um recurso endógeno, ecológico, de grande potencial económico, social e cultural é um desafio que se impõe ao país, na atual conjuntura, tanto mais que a cortiça é uma mais-valia inegável nas exportações portuguesas.

Neste sentido Os Verdes, vão promover um Fórum Ecológico sobre o ciclo da cortiça com o lema “Do montado até à nossa casa”, no dia 14 de maio. Este Fórum que contará a participação de especialistas de várias áreas, visa discutir as inúmeras potencialidades deste setor, os desafios que se lhe colocam e as medidas a tomar.

O Fórum contará ainda com uma parte cultural na qual será evidenciado o património cultural que este setor representa para o país e em particular para o Alentejo e Ribatejo.


Share This Post On
468x60.jpg