Os Expensive Soul serão os cabeças de cartaz na noite de 23 de março (sábado). A 22 de março (sexta-feira) atua Nuno Ribeiro, enquanto no dia 24 (domingo) sobem ao placo Cláudia Martins & Minhotos Marotos.
Promovida pelo Município de Ourique e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), a 16.ª edição da Feira do Porco Alentejano decorrerá entre os dias 22 e 24 de março.
A Feira do Porco Alentejano é uma marca incontornável da identidade rural, dos saberes, sabores, arte e mestria dos homens e mulheres que trabalham o fruto da terra. Em 2024, a XVI edição do maior certame de Ourique é resultado da valorização da fileira do porco alentejano. Este evento já faz parte do panorama regional e nacional como um momento de afirmação do Mundo Rural e de Ourique.
Esta iniciativa é encontro com a gastronomia, a tradição, a cultura, a animação musical e um espírito único de uma festa que traz milhares de pessoas da região e do país a Ourique.
Os Expensive Soul juntaram-se em 1999, em Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, mas o primeiro álbum da banda, “B.I.”, só seria editado em 2004. Seguiram-se “Alma Cara” (2006), “Utopia” (2010), “Sonhador” (2014) e “A Arte das Musas” (2019).
Já Nuno Ribeiro é uma voz inconfundível da música portuguesa, soma entre as músicas editadas desde 2018: oito Singles de Ouro e três Platina. Grandes canções como “Dias Cinzentos”, “Longe”, “Tarde Demais”, “Para lá das 8”, “Por Ti” com a participação da cantora espanhola Ainoa Buitrago ou “Nas Ondas do Mar” com o artista brasileiro Nick Cruz.
Cláudia Martins é uma cantora popular portuguesa. É autora e intérprete das suas canções, e é conhecida pelas e desgarradas. Começou a tocar concertina, com 8 anos, tornando-se a mais jovem cantadeira ao desafio. Em 2009, criou o projeto musical “Minhotos Marotos”. O nome nasce fruto da fusão de dois aspetos essenciais: primeiro como homenagem à região que a viu nascer e, por outro lado, o duplo sentido das palavras que compõem as suas canções.