Ourique: Despiste no IC1 faz três feridos. Família de Anadia regressava de férias.
Estrada de Ourique, IC1, voltou ontem a ser cenário de acidente grave, com três feridos, mais uma família que regressava de férias à Anadia. No dia anterior na A2, dois mortos e três feridos, foi o resultado de outro acidente, com família da Maia. Ambos foram despistes.
Um ferido grave e dois leves, foi o resultado do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, que ocorreu ontem no Itinerário Complementar 1 (IC1), em Portela do Lobo, a cerca de 12 quilómetros de Ourique.
O acidente ocorreu cerca das 15,45 horas, ao quilómetro 684,2, sentido sul/ norte, no IC1, via que liga o Algarve a Lisboa.
As três pessoas pertencem à família Mariz, de Paredes do Bairro, concelho de Anadia, que regressava a casa depois das férias no Algarve. Os feridos são Suze Mariz, 25 anos, a condutora do veículo, e os pais, Amândio Mariz, 71 anos, antigo empresário no fabrico de capacete de ciclomotores, e Maria Alice Canão, 65 anos, professora reformada.
As razões do acidente ainda não estão esclarecidas, mas o excesso de velocidade poderá estar na origem do despiste, seguido de capotamento, que deixou o automóvel de rodas para o ar, com os três ocupantes, encarcerados no habitáculo. O IC 2 não chegou a estar encerrado ao trânsito, fazendo-se o escoamento pela via norte/ sul, de forma alternada.
Os feridos foram transportados para o Serviço de Urgência (SU) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, tendo posteriormente Maria Alice sido transportada para o Hospital de São José, em Lisboa. A filha e o marido continuam internados na unidade hospitalar bejense.
Uma testemunha revelou ao JN o clima junto ao SU “era de grande aparato”, face ao número de ambulâncias e meios das forças de segurança que se deslocaram do acidente.
No socorro às vítimas estiveram 17 operacionais, apoiados por 8 viaturas, dos Bombeiros de Ourique, Almodôvar e Castro Verde e GNR.
Teixeira Correia
(jornalista)