Ourique e Beja: Atropelamento e colisão faz um morto e dois feridos.
Um octogenário, Klaus Vierkotter, morreu atropelado no IC1, a sul de Santana da Serra (Ourique), enquanto que em São Matias (Beja) uma colisão entre dois ligeiros, causou dois feridos.
Um octogenário morreu ontem atropelado, quando atravessava o Itinerário Complementar (IC) 1, no lugar de Pousios, concelho de Ourique, local de divisão dos distritos de Beja e Faro.
Klaus Vierkotter, de 80 anos, de nacionalidade alemã, residia no resort turístico Vale de Lobo, concelho de Loulé, e deslocou-se a Pousios para se encontrar com uns amigos num café.
Depois de estacionar a sua viatura, o octogenário atravessava o IC1, ao quilómetro 697, quando um automóvel ligeiro de passageiros, que circulava no sentido norte/ sul, depois de descrever uma curva à esquerda, o atropelou.
A violência do embate foi de tal ordem que a vítima teve morte imediata, e o corpo da vítima ficou totalmente destroçado e irreconhecível.
No socorro à vítima estiveram oito operacionais dos Bombeiros de Ourique, viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Castro Verde e militares do Destacamento de Trânsito e Núcleo de Investigação a Crimes em Acidentes de Viação (NIAVE) da GNR, apoiados por cinco viaturas.
O corpo do cidadão alemão foi transportado para o Gabinete Médico-Legal do Hospital de Beja, onde será autopsiado.
Colisão em São Matias (Beja).
Dois condutores, sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Beja, na sequência de uma colisão lateral entre dois veículos ligeiros, um de passageiros e outro de mercadorias (na foto).
O acidente ocorreu ontem, cerca das 00,20 horas, no IP2, no atravessamento da localidade de São Matias, concelho de Beja, quando o ligeiro de mercadorias entrada na via, onde circulava o de passageiros, num local servido por semáforos.
O furgão, conduzido por um individuo de 38 anos, procedia do interior da aldeia de São Matias, tendo como destino Beja, e o outro veículo procedia de Vidigueira e fazia o atravessamento da localidade, quando se deu o embate.
Segundo apurou o LN, ambos os condutores terão alegado à GNR, que o semáforo do lado de onde procediam “estava verde”, desconhecendo-se quem terá razão.
Os dois condutores além de assistidos na unidade hospitalar, por causa dos ferimentos, foram submetidos à recolha de sangue, para apurar se conduziam sob o efeito de álcool ou de substâncias psicotrópicas.
A violência do embate foi de tal ordem violento, que o furgão foi projetado para fora da faixa de rodagem e o ligeiro de passageiros, rodopiou e ficou virado no sentido contrário aquele em que seguia.
O trânsito só foi restabelecido na totalidade cerca de duas horas depois do acidente.
No socorro às vítimas estiveram dezasseis operacionais dos Bombeiros de Beja e Cuba, VMER, Destacamento de Trânsito da GNR e Estradas da Planície, apoiados por seis viaturas.
Teixeira Correia
(jornalista)