Ourique: Pedro do Carmo cessou funções como Presidente da Câmara. Hoje assume cargo de deputado.
Pedro do Carmo cessou ontem funções como Presidente da Câmara de Ourique e a partir de hoje é deputado na Assembleia da República. Na hora de despedida do MunicÃpio, o socialista lembrou que “recebemos uma dÃvida de cerca de 22 milhões de euros que reduzimos, à data, para cerca de 6,8 milhões de euros”.
Na hora de cessar funções como Presidente da Câmara Municipal de Ourique, cargo que desempenhou nos últimos 10 anos, Pedro do Carmo (na foto com José Alberto Guerreiro, N.º 2 da lista do PS, que não foi eleito), escreveu aos seus municÃpes, dizendo que o fez “com muito orgulho, dedicação e elevado sentido de responsabilidade, procurando sempre prestigiar os mandatos de confiança dos Ouriquenses com seriedade, com rigor e transparência”.
O antigo autarca expressou a sua “gratidão para com todos”, esclarecendo que a mesma não se pode exprimir em palavras. “Fiz o que me competia fazer em defesa da minha terra, com humildade”, justificou.
Pedro do Carmo refere que a partir de hoje será deputado na Assembleia da República, garantindo que procurará “honrar os compromissos de serviço público para com os Ouriquenses e os Baixo Alentejanos! Fá-lo-ei com igual determinação e compromisso”, assegurou. O novel deputado revelou que tem “a convicção que o futuro de Ourique sai fortalecido, com uma equipa capaz, determinada e empenhada a servir os seus interesses acima de quaisquer outros”, rematou.
Na carta que remeteu aos ouriquenses, Pedro do Carmo, lembrou que “recebemos uma dÃvida de cerca de 22 milhões de euros que reduzimos, à data, para cerca de 6,8 milhões de euros, colocando Ourique fora da lista negra do endividamento”.
Marcelo Guerreiro inicia funções como Presidente da Câmara de Ourique
Após a realização de uma reunião extraordinária da Câmara Municipal, onde Pedro do Carmo renunciou  ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Ourique, em conformidade com a Lei o cargo  passou a ser desempenhado em plenitude de funções por Marcelo Guerreiro, segundo na lista do PS (a mais votada nas eleições autárquicas de 2013) e que tem desempenhado até à data a função de Vice-presidente.
O executivo municipal passa a ser composto por: MARCELO GUERREIRO, Presidente da Câmara Municipal, eleito pelo PS, FLORBELA MARTINS, Vereadora, eleita pelo PS, ANA MARTINS, Vereadora, eleita pelo PS, SÉRGIO MARÇAL, Vereador sem pelouros, eleito pelo PSD e JOAQUIM GUERREIRO, Vereador, eleito pelo PS.
Deputados: Mais de um terço é estreante, quase metade mantém-se
Mais de um terço dos deputados que compõem a nova Assembleia da República fazem a sua estreia no parlamento esta sexta-feira, na primeira sessão da legislatura, ao lado de 104 parlamentares que transitam da anterior sessão legislativa.
Dos 230 mandatos que compõem o plenário da Assembleia da República, 81 cadeiras serão distribuÃdas por deputados estreantes, nos quais se insere Pedro do Carmo, a representar o Partido Socialista (PS), de acordo com os resultados definitivos das eleições legislativas, sendo que entre os 35% de lugares ocupados por caras novas contam-se maioritariamente socialistas.
Além de Pedro do Carmo, assumem também os seus mandatos, depois da eleição pelo distrito de Beja, os deputados João Ramos (PCP) e Nilza de Sena (PSD). Depois do Presidente da República ter indigitado ontem, Pedro Passos Coelhos para formar Governo, caso Nilza de Sena, seja integrada o Executivo PSD/CDS, será substituÃda pelo N.º2, Mário Simões.
Teixeira Correia
(jornalista)