Ourique: Vila à descoberta da sua história.


Pela primeira vez em mil anos, o Castelo de Ourique está a ser alvo de investigações arqueológicas.

As primeiras referências históricas que existem sobre Ourique datam do século X, cronistas árabes referem a existência de um castelo rural, apelidam-no de Al-Riqa, e terá sido construido no período islâmico emiral-califal, na Alta Idade Média.

Durante o domínio árabe no sul da península ibérica, este castelo ocupava uma importante posição estratégica na tentativa de inverter o sentido da guerra contra os Cristãos.

Situado a norte da cordilheira algarvia, o Castelo de Ourique estava na primeira linha da defesa muçulmana. Uma linha que se estendia desde Odemira a oeste, até Mértola a leste.

Após a conquista portuguesa de Ourique, no século XIII, o castelo manteve-se funcional, embora a sua importância estratégica tenha diminuído, pois o maior esforço de construção e manutenção das principais unidades de defesa se tenha deslocado para as cidades mais perto das fronteiras terrestres e marítimas.

Então, durante os vários períodos históricos o Castelo de Ourique parece ter tido diversas funções. De castelo senhorial no século IX, a castelo de defesa da via norte-sul no século XII-XIII, até ser um castelo estatal de proteção e domínio da chamada Vila Nova de Ourique no século XIV e, talvez, XV.

Depois de mil anos de história, várias alterações na sua utilidade e modificações na sua estrutura; depois de ser uma linha de defesa para os muçulmanos, ou um castelo de proteção e domínio para os cristãos.

Muita história já passou pelo topo da vila de Ourique, e nunca ela foi devidamente estudada. Vários nomes se atribuem ao Castelo. Já foi apelidado de Al-Riqa, Castelo da Vila Nova de Ourique, Castelo de Ourique, Parque Frederico Ulrich, ou como é hoje conhecido, Miradouro Ramiro Sobral.

E um milénio depois é altura de recuar, investigar as suas várias utilidades e procurar por vestígios. Pela primeira vez, o Castelo de Ourique, vai ser alvo de investigações arqueológicas, para que o conhecimento sobre a nossa história deixe de ser condicional, e passe a ser uma certeza cientifica.

A associação ORIK submeteu o projeto a aprovação, a Câmara Municipal dá o seu apoio logístico e privados o seu apoio financeiro. Numa organização exemplar que junta uma associação sem fins lucrativos, mecenas privados e entidades públicas.

A Câmara Municipal de Ourique manifesta mais uma vez a vontade de dar todo o apoio possível, agradece à associação ORIK e aos arqueólogos responsáveis, e saúda os mecenas que contribuíram para a realização do projeto. Durante estes dias Ourique está à descoberta da sua história!


Share This Post On
468x60.jpg