Ovibeja: Edição dos 40 anos celebra associativismo, partilha de conhecimento, competitividade e inovação.


O 40º aniversário da Ovibeja que acontece entre 30 de abril a 5 de maio, em que o Associativismo agrícola – que está na génese da feira – vai ser o tema central, refletido em várias conferências. Esta edição da Ovibeja retoma a iniciativa da região convidada que este ano vai ser o Concelho do Fundão.

No dia 2 de maio a ACOS, promove uma das conferências, com um painel é constituído pelos representantes das diferentes confederações agrícolas nacionais, CAP, CNA, Confagri e AJAP, e ainda pela OVIPOR, uma cooperativa espanhola, parceira da ACOS.

Para um enquadramento sobre a temática foi convidado o ex-ministro da agricultura e sociólogo, Luís Capoulas Santos, profundo conhecedor desta realidade. Em cima da mesa vão ainda estar, como habitualmente, muitos outros temas para reflexão e debate promovidos pelas entidades participantes no evento.

Entre outras ações previstas no âmbito da partilha de conhecimento, um dos destaques vai para a conferência organizada pela ACOS sobre Integração de migrantes no Baixo Alentejo. Além de outros convidados para refletir sobre esta temática de grande relevo na atualidade, contam-se a participação da representante do Centro para as Migrações do Fundão, Filipa Batista, do Chefe de Missão da OIM Portugal – Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta e de um representante da ACOS.

O Município do Fundão, região convidada, vai evidenciar o projeto Agrotech Fundão, um laboratório em contexto real de testagem e demonstração de tecnologia para estimular a competitividade e a precisão na agricultura.

Em termos culturais, um dos pontos altos é a celebração do 10º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O evento vai juntar, no dia 4 de maio (sábado), depois de almoço, todos os grupos do Comboio do Cante, da zona da Grande Lisboa, e todos os outros da região e de outras zonas do país que tenham disponibilidade para participar. A ideia é celebrar o cante em uníssono, como já aconteceu em 2015, que juntou mais de dois mil cantadores de mais de cem grupos corais.


Share This Post On
468x60.jpg