Ovibeja: “I Encontro do Cante” junta hoje mais de 100 grupos e de 2000 cantadores.
Hoje será a grande homenagem da Ovibeja ao Cante, à identidade das gentes do Alentejo, aos produtos da terra, ao trabalho em conjunto. Vão juntar-se mais de 100 grupos corais e de 2000 cantadores, um número superior a 600 vão chegar no “Comboio do Cante”.
No palco do Pavilhão Multiusos estarão os elementos dos grupos que fazer o “ponto” e o “alto” e numa posição inferior, no recinto habitualmente ocupado pelo público, os integrantes dos grupos que compõem o coro.
Os cantadores provenientes da zona da grande Lisboa vem no “Comboio do Cante” que vai transportar entre Lisboa e Beja mais de seis centenas de pessoas numa parceria entre a CP – Comboios de Portugal e a Comissão Organizadora da Ovibeja. O Comboio é fretado exclusivamente para o Cante na Ovibeja e parte da primeira estação, Lisboa Oriente, às 07h50, vai parando nas várias estações e tem chegada prevista a Beja por volta das 11h00.
O cante partilhado entre todos os homens e mulheres com raízes no Alentejo acontece às 16h00, no Pavilhão Multiusos, e tem como alinhamento “Alentejo, Alentejo”; “Dá-me uma gotinha de água”, “Ao passar a ribeirinha”, “Castelo de Beja”, e “Alentejo és nossa terra”, tal como o Lidador Notícias tinha revelado.
Os grupos cantarão cinco modas, como é tradicional encimadas pelo “ponto” e o “alto” e depois em coro: Castelo de Beja, Alentejo, Alentejo, Dá-me uma gotinha de água, ao passar a ribeirinha e Alentejo és nossa terra. A actuação irá ocorrer no Pavilhão Multiusos, entre as 16 e as 17.00 horas, com os “pontos” e os “altos”, a cantar numa posição cimeira, no palco e os restantes elementos dos grupos, mais de 2.100, no espaço do referido recinto.
É um Hino ao Alentejo o que vai acontecer hoje na Ovibeja, uma conjugação de vontades, uma partilha ímpar de emoções, de afectos e de sementes lançadas à terra.
Grupo Coral “Estrelas do Sul”- Portel
Depois do “I Encontro do Cante”, o Grupo Coral “Estrelas do Sul”-Portel, vai actuar em alguns dos stands da Ovibeja, nomeadamente na Liberty Seguros e Câmara Municipal de Portel.
O grupo tem como “alto” Bernardo Calabaça, apontado como um dos melhores “altos” do cante alentejano e há 40 anos, em conjunto com Norberto Patinho, ex-presidente da Câmara de Portel, foram os grandes destaques do Grupo de Cantares Regionais de Portel e como “pontos”, Luís Madeira e José Almança (Zé da Rosa).
O Grupo Coral “Estrelas do Sul” gravou o primeiro flash mob de cante alentejano, realizado no dia de Reis, em pleno coração de Lisboa, no Chiado, numa iniciativa promovida pela Liberty Seguros. Veja aqui:
Os objectivos que presidiram à acção da Liberty Seguros foram: homenagear e promover o cante alentejano, estimular a portugalidade e a cultura nacional, cimentados no reconhecimento da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
Teixeira Correia
(jornalista)