Pomarão (Mértola): Continua encerrada a ligação a Espanha pela Ponte Internacional do Baixo Guadiana.


O acesso a Espanha e o desmoronamento na estrada HU-6400, logo após a Ponte Internacional do Pomarão, continuam a ser preocupações da Câmara Municipal de Mértola.

A autarquia emitiu um comunicado onde informa a população que reuniu no dia 11 de janeiro, com as autoridades espanholas, no local, tendo sido informada pela Diputación Provincial de Huelva que é necessário proceder a um conjunto de estudos geológicos e outros, para definir a solução técnica mais adequada, ao mesmo tempo que irá solicitar ao governo espanhol a libertação das verbas necessárias.

Nos próximos dias, os técnicos darão início aos trabalhos preparatórios para os estudos necessários, de modo a avaliar o terreno. Estes estudos terão a duração de seis semanas e vão definir a solução técnica mais adequada. Só em seguida, e de acordo com as conclusões do estudo, terão início as obras de emergência necessárias para reabrir a estrada ao trânsito.

A Diputácion Provincial de Huelva, responsável por todos os trabalhos, esclarece que esta solução é a única que garante a segurança dos trabalhadores e utilizadores da estrada. Informou, também, que sem os estudos prévios estarem concluídos não é possível prever a conclusão dos trabalhos.

A Câmara Municipal de Mértola acompanha de perto todos os trabalhos, apelando à rápida solução do problema, tendo em conta os inconvenientes para todos os munícipes do concelho.

Assim, atendendo à gravidade da situação as entidades reunidas, apelam à compreensão e colaboração de todos, proibindo a passagem pelo local, de modo a evitar possíveis acidentes, uma vez que continua a existir o perigo de derrocada.

A Câmara Municipal de Mértola já solicitou audiência com o Governo português, para falar sobre o assunto.

Créditos: foto “Diário do Alentejo”.


Share This Post On
468x60.jpg