Pomarão (Mértola): Festival do Peixe do Rio-28 e 29 março


O antigo porto mineiro do Pomarão, a “Capital do Peixe do Rio”, situado na margem esquerda do rio Guadiana, recebe no último fim-de-semana de Março (dias 28 e 29), a XIII edição do Festival do Peixe do Rio.

Pomarão festival peixe_800x800Desfrutar das belas paisagens proporcionadas pelas margens do Guadiana e de uma rica e diversificada ementa dos sabores do rio, a música popular, as actividades desportivas e lúdicas, são propostas que a Câmara Municipal de Mértola apresenta aos visitantes.

Os pratos de lampreia, o muge ou tainha e as enguias, ambos de caldeirada, ensopado, molho branco ou fritos, fazem com que o Pomarão seja a “Capital do Peixe do Rio”.

Segundo a autarquia da “Vila Museu”, “a música, animação e boa comida são os ingredientes de sucesso”, para mais um certame de sucesso que desde 2009 recebe centenas de espanhóis, depois da inauguração da Ponte Internacional do Baixo Guadiana que liga o Pomarão (Alentejo/ Portugal) ao vizinho “pueblo” de El Granado (Andaluzia/ Espanha).

POMARÃO-ponte Guadiana_800x800A infraestrutura que comemorou seis anos no passado dia 26 de Fevereiro, foi construída e financiada pela Câmara de Mértola e o Ayuntamiento de Huelva e o recurso a fundos da Comunidade Europeia, fez com que “o longe se tornasse perto”. Quando antes as duas povoações ficavam separadas por 140 kms, agora, basta percorrer uns simples 12 kms.

A Câmara de Mértola faz uma aposta cada vez mais importante na realização do Festival do Peixe do Rio, pela garantia de “valorização das comunidades ribeirinhas e os recursos naturais do concelho”, além da promoção turística e da mais-valia económica para toda a região.

Do programa, destaque para o concurso de pesca “XIII Troféu Festival do Peixe do Rio”, que marca o início dos dois dias de festa. Seguem-se o IV Passeio Pedestre Pelo Caminho Natural do Vale do Guadiana, a presença do projecto Mértola-Ambiente Global, a que se junta a música popular portuguesa e espanhola, além do espectáculo de Micaela e o fogo-de-artifício nas margens do Guadiana.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg