Salvada/ Beja: Nova administração da Fundação pagou subsídios de 2020.


Funcionárias da Fundação Joaquim Honório Raposo, receberam os subsídios de Férias e Natal de 2020 em atraso. Novo presidente prescinde do vencimento de 1.261 euros/mês.

Antes da auditoria a que a Fundação Joaquim Honório Raposo (FJHR) está a ser sujeita, o novo Conselho de Administração presidido por Nelson Cruz, fez um levantamento do passivo da instituição a 30 de setembro e as dívidas rondavam os 700 mil euros. Os números baixaram, relativamente ao final do ano de 2020, porque foram utilizadas verbas do Fundo de Socorro pedido à Segurança Social, no valor de 283 mil euros.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) a instituição deve 433 mil euros à Segurança Social, 25.000 euros à Autoridade Tributária, 60.000 euros de um empréstimo bancário e 80 mil euros a fornecedores. Os 30 funcionários das diversas valências da Fundação tinham a receber 80 mil euros, referente aos subsídios de Férias e Natal de 2020, Férias de 2021 e o vencimento de agosto. Estes incumprimentos levaram a que no passado dia 17 de julho, com o apoio do Sindicato do Comércio e Serviços, os trabalhadores protagonizaram um protesto à porta do Centro de apoio a Idosos.

Após a tomada de posse, apurou o LN que, a nova administração da FJHR liquidou os subsídios de Férias e de Natal relativos a 2020 e deverá liquidar em breve o incumprimento salarial referente ao subsídio de Férias de e vencimento de agosto de 2021.

Nelson Cruz, o novo presidente da IPSS, decidiu exercer o cargo “pro bono”, fazendo reverter os 1.261 euros do vencimento pelo exercício da função para a instituição, por forma a minorar os problemas financeiros da mesma.

Apesar da auditoria à gestão da Fundação visar os primeiros nove meses do corrente ano, em função dos resultados que esta produzir, pode ser estendida aos anos e mandatos anteriores.

A Fundação Joaquim Honório Raposo, foi criada em 28 de novembro de 1962, por vontade do agricultor que doou o seu património à Junta de Freguesia e tem 30 funcionários repartidos pela Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), Centro de Dia, Infantário, ATL e Apoio Domiciliário.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg