São João: Alentejano cumpre tradição com 43 anos. Joaquim Mártires festeja no Porto


Hoje quando eram 08,02 horas Joaquim dos Mártires, volta a cumprir a tradição que já leva 43 anos, depois de apanhar o comboio em Beja para festejar o São João nas ruas do Porto.

JN- São João_800x800Habitualmente fazia a viagem de autocarro, mas este ano optou pelo comboio, por achar mais cómodo. Uma primeira ligação entre Beja e Lisboa e daqui para o Porto. Chegado à estação de Campanhã, nova ligação a São Bento para viver a festa.

Apesar da sua enorme incapacidade visual, aos 68 anos este alentejano nascido em São Marcos da Ataboeira, concelho de Castro Verde, agarra na sua “companheira”, o rádio de pilha, ruma à Estação Ferroviária da cidade e sete horas depois desce-se na Estação de São Bento e começa a calcorrear as ruas da Invicta. Visita a Ribeira, pela marginal vai ao Castelo do Queijo, mas à noite é desde Gaia que Joaquim “contempla” o fogo-de-artifício e a “grandiosidade” do Porto.

Em 1973 visitou pela primeira vez a cidade portuense e ficou “apaixonado” pelas suas belezas e pelas suas gentes”, recorda. Ouvia falar das farras da noite de São João e “decidi apostar” 150 escudos num bilhete de comboio, de ida e volta a Beja, e “valeu a pena”, diz esboçando um largo sorriso.

Todos os anos compra um martelinho e guarda religiosamente aquele que comprou quando vez 20 anos de festejar o São João no Porto. Com um pouco mais que 50 euros, vai ao Porto e volta de comboio, porque a comida é oferecida por amigos que foi fazendo nos cafés que visita e o recebem “de braços abertos”, remata. “Os meus olhos são os ouvidos, não me escapa uma voz. Conheço toda a gente” atira.

“Homens dos jornais”, como gosta de se apresentar, Joaquim dos Mártires, ajudou durante muitos anos a Tabacaria 77, em Beja. “Recebia os jornais que chegavam na camioneta e no comboio”, e o Jornal de Notícias (JN) sempre fez parte do seu imaginário. Terça-feira quer voltar a cumprir outra das suas tradições sanjoaninas: “comprar o JN às seis da manhã na Estação de São Bento”, diz satisfeito.

Joaquim, figura popular da cidade de Beja, quer finalmente este ano “provar” uma francesinha e tem como objetivo de vida, “celebrar” 50 anos de festas do São João.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg