Serpa: Aprovada moção sobre a necessidade de obras nas estradas nacionais no concelho.
Eleitos da Assembleia Municipal aprovam moção sobre obras de beneficiação das Estradas Nacionais no concelho de Serpa.
A moção apresentada pelos eleitos do Partido Socialista e aprovada por unanimidade e visa solicitar a intervenção do Governo Central, através das Infraestruturas de Portugal, SA, em seis estradas nacionais que atravessam o municÃpio.
“Pese embora o Estado Central tenha planos para intervir nalgumas estradas nacionais (EN) no concelho de Serpa, na realidade nos últimos anos foram realizadas apenas algumas obras de manutenção e reparação que são insuficientes.
A quase totalidade das estradas nacionais do concelho de Serpa necessitam de obras de beneficiação, tendo em conta o estado de degradação do pavimento betuminoso, que apresenta buracos, fissuras e falta de asfalto nalguns locais, resultando num risco acrescido de provocar danos em viaturas e de ocorrência de acidente. A EN 386 (Brinches/Moura), a EN 258 (Moura/Vidigueira) e a EN 255 (Serpa/Pias) necessitam de algumas obras de manutenção.
Contudo, as estradas que estão em pior estado e que necessitam de obras de manutenção urgentes e de maior vulto, são a EN 265 (Vale do Poço/Serpa/Brinches), a EN 392 (Vila Nova de S.Bento/Pias/Brinches) e particularmente a EN 260 (ponte do Guadiana/fronteira de Vila Verde de Ficalho) que está em forte processo de degradação, provocada pelo intenso tráfego, quer de veÃculos ligeiros e pesados, quer de máquinas agrÃcolas.
A Assembleia Municipal de Serpa, em sessão realizada no dia 28 de fevereiro de 2019, propõe:
– Que o Governo Central, através das Infraestruturas de Portugal, SA (IP) leve a efeito uma rápida e eficiente intervenção para o melhoramento das Estradas Nacionais que atravessam o concelho de Serpa, assinaladas como estando em pior estado;
– Que o Governo Central se comprometa a realizar um levantamento exaustivo das carências em termos viários, de todas as estradas nacionais que atravessam o concelho de Serpa, de modo a que a médio prazo, haja uma intervenção profunda em todas as vias que servem este concelho”.