Serpa: Clube de Futebol UNIÃO SERPENSE Sport Clube. Novo clube, projeto diferente.
“Meninos do Rio” bons de bola crescem em Serpa. Projeto “União”, nasceu no Rio de Janeiro e trás jovens promessas para “montra” Europeia.
O União Serpense foi criado em julho do corrente ano, para dar corpo a um projeto que Ademilson Brito desenvolve no Brasil denominado “União” e surge da amizade com Alfredo Mestre. O primeiro, além treinador é o manager do clube, e o segundo o presidente.
No início do ano, Ademilson e alguns dos jogadores estiveram ligados a um clube algarvio e as coisas não correram como planeado e a oportunidade de Serpa, tornou-se uma realidade. Primeiro ainda houve um contato com o principal clube da cidade, o F.C.Serpa (FCS), mas não houve acordo.
“Conheci o Ademilson e a conversa sobre o projeto agradou-me e decidimos avançar. Queremos subir de divisão para assim pensarmos em outros voos. O importante é fazer do clube uma “montra” de jovens talentos. Não há rivalidades com o FCS”, diz Alfredo Mestre.
Todos os jogadores são oriundos do Rio de Janeiro, tendo a maioria a dupla nacionalidade. Chegaram a Serpa em finais de agosto e a partir daí foi treinar e jogar. Todos se sentem bem recebidos, seguros e tranquilos.
“Os meninos estão felizes. Toda a gente nos tem tratado muito bem, desde a população às autoridades locais” justifica Ademilson Brito, que trouxe a esposa para a “Cidade Branca”.
Paulo André, um jovem guarda-redes de 22 anos, a rondar o 1,70 metros de altura, refere que “a cidade é pequena, o que nos permite focar no importante, o trabalho”, remata.
O clube alugou um enorme casario, onde vivem todos os jogadores e contratou uma funcionária que trata da cozinha, roupa dos jogadores e dos jogos. Mas, o União foi mais além e adquiriu uma carrinha e um mini autocarro.
Em Serpa fala-se que por de trás do projeto está o antigo avançado do Penafiel e agora do Atlético de Madrid, Diego Costa, mas ninguém confirma. Nas camisolas pode ver-se que o sponsor é uma empresa de assessoria desportiva brasileira, que assegura a representação dos jogadores.
A equipa treina cinco dias por semanas, com três treinos de manhã e à tarde às segundas, terças e quintas-feiras e um treino à tarde à quarta e sexta-feira.
Os treinos e jogos realizam-se no Complexo Desportivo da cidade, que foi cedido pela autarquia. Ademilson sente-se grato: “têm sido extraordinários, até o senhor Baião (responsável do recinto) é mais um elemento do time”, remata.
O União Serpense disputa o Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Beja (AFB) e já despertou o interesse dos amantes do futebol regional.
Entre jogos de preparação e competições oficiais associativos, o União disputou nove partidas, ganhou sete, a que se junta um empate e uma derrota, com a bonita soma de 28 golos marcados e 5 sofridos, estes somente em 3 jogos.
No passado sábado o União Serpense começou, o que todos no clube acreditam ser a “corrida para o título e a subida”, com uma goleada caseira de 5-1 ao CCD do Bairro da Conceição (Beja). “Os meninos jogaram prá caramba”, atirou Ademilson no final do jogo.
João Wanderley (Capitão de equipa, 22 anos)
Começou aos 13 anos no Fluminense O passado jogou na A.D. “Os Limianos”, no Campeonato de Portugal. Juntou-se ao União porque acredita que “podemos criar um projeto de grande futuro e daqui dar o salto para um clube de enorme dimensão. Todos acreditamos e estamos empenhados nisso”, revela.
Bilhete de Identidade
Fundação: 05/07/2019, Local de jogos: Complexo Municipal Manuel Baião, em Serpa, Sócios: Não tem, Palmarés: Vencedor da Série C da Taça de Honra da 2ª Divisão da A.F.Beja (2019/2020). Derrotado nas meias-finais da Final Four da mesma competição pelo Beira Serra Naverredondense. Disputa pela primeira vez o Campeonato Distrital da 2ª Divisão da A.F.Beja, integrando a Série A (2019/2020).
Curiosidades
Fundado há 4 meses: O clube foi fundado para receber o projeto que no Brasil também se chama União e visa trazer para Serpa jovens talentos brasileiros, com o objetivo de os fazer chegar aos grandes clubes da Europa.
“Montra Sub23”: Só três dos jogadores não têm idade de Sub23, estando agendados jogos com equipas do escalão. No passado sábado, o União jogou com o Sporting em Alcochete e empatou 1-1. No dia 16 de novembro joga na Vila das Aves, no final do ano têm jogos no Dubai e a 15 de janeiro, em Beja defronta o Borussia de Dortmund.
Plantel
Guarda-redes: Paulo André, Defesas: Bruno Brito, Vinicius Brito, Dudu Eduardo, Gabriel Branco, Mayron Veiga e Iago Borges, Médios: Israel Carvalho, Sandro Napier, Guido Carvalho, João Wanderley, Max Torres, Rodrigo Lima, Lucas da Silva e Gaio Vale e Avançados: Tiago Cajueiro, Giovanni Assis e João Cardoso.
Equipa técnica: Ademilson Brito e Fernando Monteiro (treinadores), Presidente: Alfredo Mestre, Secretário-Geral: Fábio Arrais, Diretor desportivo: Ricardo Reis e Fisioterapeuta: Diogo Brito.
Teixeira Correia
(jornalista)