Serpa: Lançada empreitada para execução dos Passadiços do ” Pulo do Lobo”.
A Câmara Municipal de Serpa lançou o concurso para a empreitada de execução dos Passadiços do “Pulo do Lobo”. Valor do preço base é superior a 340 mil euros.
A zona da cascata do Pulo do Lobo, em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana, vai ter um passadiço em madeira. A instalação da estrutura deverá estar concluída no final do ano de 2018, concurso que já foi lançado em Diário da República, e que tem como valor base 344.623, 54 euros.
O município pretende desta forma tornar acessível e valorizar aquele espaço natural, projecto que prevê ainda a instalação de sinalética, painéis informativos e conteúdos sobre o Pulo do Lobo e sua relação com o Parque Natural do Vale do Guadiana. A Câmara de Serpa, espera que este investimento na valorização do património natural leve mais turistas ao concelho.
O “Pulo do Lobo” é um dos principais pontos de interesse do Parque Natural do Vale do Guadiana, uma garganta escarpada de xisto que transforma o calmo rio numa zona de rápidos, cenário raro no Baixo Alentejo e o projeto visa a construção de um passadiço de madeira com quase um quilómetro de comprimento, para “melhorar a visitação” daquela “zona lindíssima” do concelho de Serpa,
Recorde-se que o primeiro passo foi melhorar a principal via de acesso, através de troços de asfaltamento e terraplanagem. Agora a candidatura aos apoios comunitários do programa Alentejo 2020 para a construção de um passadiço foi aprovada e no próximo mês deverá ser lançado o concurso público para a instalação da estrutura.
Teixeira Correia
(jornalista)