Serpa: Megaoperação da GNR no combate ao tráfico de droga no concelho.


Serpa, Brinches, Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, foram ontem alvo de uma megaoperação da GNR no combate ao tráfico de droga. Houve 37 buscas, 16 detenções, 3 dos detidos foram ainda ontem presentes no tribunal de Serpa.

SERPA- Operação GNR A_800x800Os quatro aglomerados populacionais localizados no concelho de Serpa, foram na madrugada de ontem, alvo de uma megaoperação de combate ao tráfico de estupefacientes, promovida pelo Comando Territorial de Beja e que teve o apoio da Unidade de Intervenção.

Cento e vinte militares, apoiados por meia centena de viaturas, materializaram uma das maiores rugas que já se fez naquele concelho da Margem Esquerda do rio Guadiana, tendo executado 16 buscas domiciliárias e 21 em veículos, que significa o culminar de um investigação criminal levada a cabo pelos militares dos NIC do CTBeja, levada a cabo nos últimos três meses.

De todas as ações desenvolvidas, a GNR deteve 16 cidadãos portugueses, 15 homens e 1 mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos. Depois de avaliada a participação de cada um no “negócio ilícito” do tráfico de droga, 13 foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência (TIR) e os 3 restantes ficaram detidos e presentes na tarde de ontem no tribunal de Serpa para primeiro interrogatório e aplicação de medida de coação.

Em face das 37 buscas realizadas, foram apreendidas 394 doses de heroína, 10 doses de haxixe, 7 plantas e 42 sementes de cannabis. As autoridades apreenderam 2 espingardas de caça e 1 pistola de alarme, todas ilegais, 5 automóveis, 1 motociclo, 13 telemóveis, objetos e documentos provenientes de furtos e 1.100 euros em numerário.

Junto de fonte da Guarda, o JN apurou que esta operação está ligada a uma outra ocorrida em meados de dezembro do ano passado, onde foram detidos 5 homens e outros 8 constituídos arguidos.

Nessa ocasião a GNR apreendeu 10.809 euros em numerário, 2 pistolas de calibre 6,35 mm, uma carabina .22, 5 armas brancas, 12 telemóveis, 7 viaturas, 500 doses de haxixe e liamba, 70 de cocaína e 20 doses de ecstasy. Esse processo ainda está em fase de investigação, não tendo o Ministério Público, promovido qualquer acusação contra os envolvidos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg