Taça de Portugal: Serpa e Estoril-Praia reencontram-se 40 anos depois.


Quarenta anos depois, Serpa e Estoril-Praia voltam a encontrar-se num jogo da Taça de Portugal. Em dezembro de 1981, venceram os estorilistas por 5-0. Depois de Olivais e Moscavide e Covilhã tudo pode acontecer.

Este domingo a partir das 11,00 horas, no Complexo Desportivo Manuel Baião, o Futebol Clube de Serpa (Campeonato Portugal/ FPF) recebe o Grupo Desportivo Estoril-Praia (Primeira Liga/ FPFP), em jogo a contar para a 4ª Eliminatória da Taça de Portugal.

Depois de eliminar por 4-0, o Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide, do Distrital da A.F.Lisboa e o Sporting da Covilhã, na II Liga Profissional, por 7-6 nas grandes penalidades, o F.C.Serpa recebe o Estoril-Praia, jogo que terá como Árbitro: António Nobre, Assistentes: Pedro Ribeiro e Nélson Pereira e 4.º árbitro: Pedro Ramalho.

A última vez que as duas equipas se defrontaram foi na temporada de 1981/82, no então Estádio da Amoreira, também em jogo da Taça de Portugal, tendo a equipa da linha ganho aos alentejanos por 5-0. Foi há 40 anos, para sermos mais precisos, faz quatro décadas no próximo dia 1 de dezembro.

A última “descida” do Estoril-Praia ao distrito de Beja, ocorreu em 2018, quando visitaram Vidigueira e derrotaram o Vasco da Gama por 1-0 em jogo da 2ª Eliminatória da Taça de Portugal.

Há quase 25 anos, no dia 22 de dezembro de 1996, em jogo a contar para a 13ª jornada da 2ª Divisão de Honra, Desportivo de Beja e Estoril-Praia empataram a um golo.

Mas um dos grandes jogos entre equipas do distrito e a equipa da Linha, ocorreu em Beja no dia 1 de setembro de 1973, há 48 anos, em jogo da 3ª Divisão-Série D 1973/ 74, com o resultado final a ser: Desportivo de Beja- 2 -Estoril-Praia- 1.

Era o “aparecimento” do Estoril-Praia com um projeto visando chegar à primeira divisão, cujo presidente era Reinalso Lapinha, o treinador o ex-benfiquista Jimmy Hagan e como jogador, entre outros, Noberto que foi apontado à época como “o novo Eusébio”. O Estoril-Praia apresentou-se em Beja com um valioso plantel onde alinhavam: Defesas: Vieirinha-23 anos, Bira-25 anos, Fernando Santos-19 anos e Peixoto-22 anos, Médios: Nelson Reis-26 anos e Avançados: Norberto-28 anos, Cepeda-24 anos. É verdade o jovem de 19 anos, de nome Fernando Santos, é o atual selecionador nacional.

Nessa mesma temporada faziam parte da Série Moura e Mineiro Aljustrelense, tendo o Estoril-Praia ganho por 2-0 em ambas as deslocações ao Baixo Alentejo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg