As gigantes tecnológicas têm procurado lançar mais ferramentas e aumentar as iniciativas para combater desinformação nas respetivas plataformas.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
No entanto, diversas campanhas com o objetivo de difundir notícias falsas mostram que o combate é e vai continuar a ser duro.
Portugal não é exceção e também tem sido alvo deste tipo de campanhas que, no nosso caso, usam sobretudo o WhatsApp para espalhar desinformação. O Facebook, o Twitter e também o Telegram foram outros canais utilizados por este tipo de campanhas.
Esta é a conclusão do mais recente relatório da empresa de cibersegurança S21sec, que nota que o português ocupa o segundo lugar entre as 20 línguas não-inglesas mais populares para este tipo de campanhas, sendo ultrapassado apenas pelo espanhol.
Pela primeira vez a ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações – apresentou um infográfico que retrata o estado das telecomunicações em Portugal em 2020, comparativamente à União Europeia.
No que diz respeito aos serviços de acesso à internet residencial Portugal fica abaixo da União Europeia. Tal cenário acontecia também ao nível do serviço telefónico móvel.
Já quanto ao serviço telefónico fixo, Portugal fica à frente da UE, sendo o 3.º país da UE com maior proporção de acessos com 100 Mbps ou mais. E em 2020 o nosso país contratava velocidades de download superiores à media da UE (95% vs 93%). Relativamente a serviços digitais, Portugal usava menos serviços “online” do que a UE.
Relativamente à utilização de serviços over-the-top, Portugal ultrapassava a UE, mas perdia no videostreaming on demand pago e chamadas de voz e vídeo.
As principais assimetrias (negativas) na utilização de internet registaram-se na visualização de vídeos, no internet banking, no comércio eletrónico. Portugal esteve mais forte nas redes sociais, comunicação em websites educativos.
Por fim, na área da cibersegurança, o nosso país também estava uns pontos atrás comparativamente à União Europeia. O Phishing e o Pharming eram os principais problemas em PT e na UE.
Uma investigação interna conduzida pelo Instagram indica que a empresa está consciente do impacto que a rede social tem na saúde mental dos mais jovens.
“Tornamos as questões de imagem corporal pior para uma em cada três raparigas”, pode ler-se numa das conclusões desta investigação. Mais… 40% das adolescentes dos EUA e do Reino Unido dizem ter começado a sentir-se pouco atraente depois de começar a usar o Instagram.
As conclusões do Instagram indicam que a rede social se tornou uma ferramenta de “comparação social” para raparigas mais jovens que, expostas a fotografias de corpos idealizados (e muitas vezes irreais), são impactadas negativamente.
O Instagram lançou, em Portugal, a ferramenta ‘Pesquisa no Mapa’ que pretende facilitar o processo de encontrar negócios próximos e populares, como restaurantes, café ou lojas, baseado na localização do utilizador.
‘Pesquisa no Mapa’ pode ser utilizada de duas formas. A primeira é usar como um novo tipo de navegação na rede social, ou seja, se pressionar o ícone da ferramenta, que fica localizado no canto superior direito da barra de navegação, surgem de imediato os locais mais populares e próximos da sua localização com diversas hashtags divididas por categorias.
A segunda forma de utilizar a ferramental é através da pesquisa de hashtags. Por exemplo, se pesquisar a hashtag #lisbonfoodies, os restaurantes que utilizam essa hashtag nas suas publicações aparecem nos resultados.
A partir daí, é possível ficar a par de toda a informação disponível sobre o negócio através da página de Instagram da mesma.
No cinema, destacamos a estreia de uma película de ação. “Copshop – Não Fazemos Prisioneiros” é um filme realizado por Joe Carnahan que conta com os atores Gerard Butler e Frank Grillo nos principais papéis.
A sinopse de “Copshop” fala-nos de um astuto vigarista (Teddy Murretto) que traça um plano desesperado para se esconder de um letal assassino (Bob Viddick).
Um filme que promete muita ação, caos e uma situação explosiva que pode espreitar no trailer: https://www.youtube.com/watch?v=IkuwELI1_zs&feature=emb_logo