As recentes estimativas da Boston Consulting Group indicam que o impacto direto do Digital em Portugal aumentou cerca de 3 mil milhões de euros no período entre 2017 e 2019, para um total de 12,7 mil milhões de euros registados em 2019.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Este valor representa um crescimento de 1,3% e é o equivalente a 6% do PIB nacional.
A especialista afirma que o consumo privado foi o principal motivo para o aumento do Digital, correspondendo a 7,7 mil milhões de euros, num aumento de 2,3 mil milhões, e com um impacto total de 60%.
O estudo salienta ainda que os canais de e-commerce se assumem como o principal catalisador de crescimento, com o registo de 2,7 mil milhões de euros.
As vendas de PCs voltaram a crescer… mas menos. E a falta de componentes está mesmo a ser um travão para este mercado.
A IDC aponta uma subida de 13,2% para o segundo trimestre de 2021, comparativamente a 2020, traduzida na venda de 83,6 milhões de PCs em todo o mundo.
Mesmo com o crescimento anual bastante elevado verificou-se uma redução face ao aumento de 55,9% registado nos três primeiros meses deste ano e aos 25,8% registados no último trimestre de 2020.
Já os resultados preliminares da Gartner apontam para uma subida anual de 4,6% no último trimestre completo, que resultou na venda de 71,6 milhões de unidades. Incluindo a comercialização de Chromebooks, que a consultora deixa de fora nas suas contas de PCs “tradicionais”, o aumento será de mais de 10%.
Há rumores que o WhatsApp está a trabalhar numa forma dos utilizadores enviarem fotografias em melhor qualidade, com o site WABetaInfo a indicar que a app vai permitir escolher entre três opções.
Segundo a informação disponível, “Auto”, “Best quality” e “Data saver” são as três opções que o WhatsApp vai disponibilizar para enviar fotografias de melhor qualidade. A “Best quality” diz respeito à melhor qualidade possível, enquanto a “Data saver” aponta para uma imagem comprimida. Já a “Auto” alterna entre os dois de acordo com a ligação Wi-Fi que tenha no momento de enviar uma fotografia.
Para já, esta funcionalidade encontra-se em fase de desenvolvimento.
A partir da próxima primavera, uma empresa norueguesa vai começar a reunir os discos mais importantes da história da música gravada. Estes discos serão depois colocados numa caixa-forte subterrânea, em Svalbard, arquipélago situado entre a Noruega e o Pólo Norte.
A caixa, de seu nome “Global Music Vault”, terá a mesma segurança que o Arctic World Archive (que reúne dados históricos e culturais de diversos povos) e o Global Seed Vault (que reúne sementes de diversas plantas), e a capacidade para resistir a um acidente nuclear.
Para decidir que discos colocar nesta caixa-forte a empresa conta com a colaboração do International Music Council, sediado em Paris, e vai ainda criar um comité global, em coordenação com editoras nacionais e internacionais, de forma a fazer a seleção musical. O público em geral também deve ser chamado a votar.
E no cinema, vamos ao basquetebol com o filme “Space Jam: Uma Nova Era” (“Space Jam: A New Legacy” no título original.
Realizado por Malcolm D. Lee, esta aventura leva o basquetebolista LeBron James a assumir o papel de protagonista (lembram-se de Michael Jordan no “Space Jam” original?!).
E é na mistura entre animação e imagem real, num tresloucado agregado de dois mundos, que os Tunes enfrentam o desafio de mais alto risco da sua vida, e contra os Goons.
Confuso? Espreite o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=RCsEKvz2mxs