TECNOCRÓNICA: o novo mundo televisivo ao ritmo do utilizador


Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

 

Para a maioria das pessoas que hoje estão na casa dos 30 anos longe vão os tempos em que só existiam duas opções: o Canal 1 e o Canal 2 da RTP.

RTP sinaltv_800x800O mercado televisivo cresceu com as novas tecnologias (teve de o fazer) e esta mesma geração é das mais exigentes, uma vez que é a primeira a crescer com toda uma panóplia de “gadgets” que a geração anterior só via em filmes de ficção científica.

Se antes, do outro lado estava o telespectador, hoje, cada um de nós representa um papel relativamente semelhante ao de um gestor de programação. Cada vez mais vemos o que queremos, quando queremos!

E é aqui que entra a Netflix. A empresa norte-americana oferece um serviço televisivo através da internet presente em mais de quarenta países. É o mais utilizado do género em todo o mundo e agora prepara-se para chegar ao território nacional.

A notícia foi confirmada através de uma carta enviada pelo CEO Reed Hastings e pelo CFO David Wells a todos os investidores, carta que deixa claro o plano da Netflix: alargar o seu mercado a todo o mundo num período de dois anos.

Para já ainda não há data de lançamento oficial para Portugal, mas o futuro é já ao virar da esquina.

Mas há mais. A Apple também está em negociações para oferecer televisão na Internet.

O gigante tecnológico liderado por Tim Cook está em conversações com várias cadeias televisivas dos Estados Unidos para oferecer um serviço de televisão através da Internet com 25 canais, noticiou esta terça-feira o The Wall Street Journal.

Segundo o diário, o serviço irá incluir programação de cadeias de televisão como a ABC, a CBS e a Fox e estará disponível para todos os dispositos iOS, como o iPhone e o iPad e para a Apple TV. O custo mensal previsto varia entre os 30 e os 40 dólares.

A oferta deve ser anunciada em junho e lançada em Setembro, para depois fica o mercado fora dos “States”.

Continuamos a falar de gigantes que apostam em novas áreas, mas mudamos para o mundo dos videojogos.

A Nintendo vai criar jogos para smartphones. Histórico? Sim, pelo menos para a marca nipónica que, ao contrário da concorrência, teimava em ignorar este nicho de mercado.

Força dos tempos ou força dos relatórios financeiros, certo é que a Nintendo revelou que finalmente vai começar a criar jogos para estes dispositivos em parceria com a companhia japonesa DeNA, responsável pela Mobage, uma das maiores plataformas de jogos para smartphones do Japão.

De facto, esta foi uma semana cheia de novidades por parte da Nintendo. Na mesma conferência de imprensa onde Satoru Iwata, presidente da Nintendo, anunciado a criação de jogos para smartphones, foi também revelado que a marca japonesa está a desenvolver um novo sistema dedicado a videojogos.

“NX” é o nome de código deste projecto que aposta na envolvência: “É muito cedo para elaborar sobre os detalhes do projecto, mas esperamos partilhar mais informações com vocês durante o próximo ano,” concluiu Iwata.

No mundo dos videojogos há outro nome a reter, Utomik, um novo serviço que quer oferecer uma biblioteca de jogos para PC através de uma mensalidade de 10 dólares.

O método usado pelo Utomik é semelhante ao download progressivo, possível através do que a própria empresa chama de «tecnologia de arquivo de streaming patenteada» pela companhia.

O objetivo é tornar os jogos acessíveis com um click apenas, sem que o tempo de instalação torne impeditivo o fácil acesso a qualquer jogo que se queira usufruir no momento. O processo desenrola-se através do download de pacotes pequenos de informação enquanto o usuário continua a utilização, o que garante o acesso à biblioteca de jogos instantaneamente.

Seguindo a mesma ideia de eliminar o tempo morto, destacamos aqui o que já acontece nos aeroportos de Estocolmo e Gotemburgo, na Suécia, onde a agência de design Akestamholst teve a ideia de transformar as arcadas normais de Pac-Man, Galaga e Space Invaders com o intuito de angariar fundos para a Cruz Vermelha.

A máquina aceita qualquer tipo de moeda e toda a receita vai diretamente para a instituição em causa.

Como passar os tempos mortos no aeroporto? Diverte-te e ajuda o próximo.

Resta agora esperar por iniciativas do género nos nossos aeroportos.

Para terminar, o filme da semana. Estreia neste dia 19 de março “Os Combatentes”, uma comédia/romance sobre o amor e a iniciação à idade adulta, realizado por Thomas Cailley segundo um argumento seu em parceria com Claude Le Pape.

Apresentado no Festival de Cinema de Cannes em 2014, “Os Combatentes” conquistou quatro prémios, entre os quais o da Crítica Internacional (Fipresci – Federação Internacional de Críticos de Cinema).

Em 2015, obteve ainda nove nomeações para os Césars (os Óscares franceses), sendo contemplado com quatro galardões: Melhor Primeiro Filme, Melhor Actriz (Haenel), Melhor Actor Revelação (Azaïs) e Melhor Argumento Original (Cailley e Le Pape).

Aqui fica o link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qkI-PoQ1WYs


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