TECNOCRÓNICA (Opinião/ Ademar Dias): notícias, dicas, estudos e uma sugestão para soltar uma gargalhada.
Portugal é, a par da Finlândia, o país do mundo onde a população mais confia nas notícias, apesar de o público desconfiar e temer a disseminação de notícias falsas através das redes sociais, refere o sétimo relatório anual do Reuters Institute.
Os dados, revelados no estudo “Digital News Report” de 2018, realizado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism e em Portugal coordenado pelo Observatório da Comunicação (OberCom), indicam que portugueses e finlandeses são os que mais acreditam na informação, numa lista de 37 países em todo o mundo. Em Portugal (como na Finlândia), 62% confiam na informação produzida no país.
Portugal é o segundo país onde a população mais se preocupa sobre o que é real ou falso na internet (71%), logo a seguir ao Brasil urbano (85%).
Quanto às chamadas “fake news”, 48,7% dos inquiridos afirmou ter-se deparado com artigos com erros factuais ou títulos enganadores, enquanto 41,6% disse ter encontrado títulos que pareciam ser de peças jornalísticas, mas eram de anúncios. Já outros 37,7% indicaram ter visto notícias com factos manipulados.
A internet é uma das formas mais usadas pelos portugueses para aceder a notícias, incluindo através das redes sociais, mas a televisão continua a ser o principal meio, usada por mais de 55% dos inquiridos.
Ainda por cá, o Banco de Portugal (BdP) divulgou mais um conjunto de dicas desta vez destinadas à utilização das redes sociais.
No âmbito da campanha ‘#ficaadica’, o BdP dá três conselhos para uma utilização protegida.
A primeira entra no campo das definições de privacidade. A dica é para modificar as definições para que apenas amigos ou seguidores possam ver o conteúdo.
A outra, é que pense antes de partilhar. “Não divulgue informações pessoais ou confidenciais. Por exemplo, não divulgue as suas passwords nem fotografias dos cartões bancários”, refere o supervisor.
Por último, o Banco de Portugal recomenda que se informe sobre as políticas de gestão de dados. “Criar um perfil numa rede social é, em geral, gratuito. No entanto, muitas vezes as empresas que gerem as plataformas sociais recolhem os seus dados e armazenam tudo o que gosta, comenta ou partilham para que lhe possam dirigir publicidade específica”.
Três dicas que pode ser úteis à maioria dos utilizadores das redes sociais.
Quais são as maiores preocupações de um pai moderno no que toca ao que os filhos fazem na internet?
Um estudo conduzido pela ESET respondeu a esta questão e concluiu que o acesso a sites inapropriados, tempos de utilização excessivos, apps móveis inadequadas e exposição a bullying estão entre as principais preocupações.
Oito em cada 10 pais tem no acesso a páginas web inapropriadas a maior preocupação relativamente àquilo que os seus filhos fazem online, de acordo com um.
Os resultados mostram também que nove em cada 10 pais considera que os seus filhos ainda não são suficientemente crescidos para explorarem a internet e aplicações móveis.
61% mostra preocupação com o tempo que os mais novos passam com os seus dipositivos móveis, com o receio relativo ao acesso a apps inapropriadas a chegar aos 60%. Há ainda 59% que dizem temer pela exposição ao cyberbullying.
Apesar dos receios, os resultados da análise da ESET mostram também que apenas três em cada 10 pais usam aplicações de controlo parental.
Agora falamos da indústria musical com destaque para os novos dados apresentados pela Recording Industry Association of America (RIAA) no seu mais recente relatório.
Nota de destaque para o streaming que gera mais receitas do que a venda de CDs físicos, downloads digitais e acordos de licenciamento, em conjunto.
Na categoria de streaming, a RIAA contabiliza as subscrições pagas em serviços como o Spotify e o Apple Music, transmissões de rádio e reproduções de vídeo no YouTube através dos canais oficiais. Ao todo, e só em 2018, esta categoria já gerou 3,4 mil milhões de dólares nos EUA. O número representa 75% de toda a receita anual obtida pela indústria discográfica norte-americana.
O relatório sublinha ainda que as plataformas de streaming estão a crescer a um ritmo médio que equivale a um milhão de novos seguidores por mês.
Com o crescimento desta forma de consumo, outras desceram consideravelmente. As receitas com downloads digitais caíram 27% e as vendas físicas tiveram uma queda de 41%.
No sentido inverso, a venda de vinis está a crescer e pode, no futuro, ganhar lugares na tabela de vendas da indústria musical.
No cinema, destaque para a estreia do filme “A Turma da Noite”.
Esta comédia realizada por Malcolm D. Lee acompanha um grupo de desajustados que são obrigados a frequentar uma turma de adultos para conseguirem a difícil tarefa de passar no exame final do secundário.
Kevin Hart é o ator principal e também assina a produção desta película, aqui em parceria com Will Packer, eles que participaram juntos no sucesso de “Polícias em Grandes Apuros”, “Penso como um Homem” e “Elas Querem Pensar como Eles” e que voltam a unir esforços para este novo projeto que promete soltar muitas gargalhadas.
Pode começar a rir com o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jxM19vqCUKA