TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): algumas coisas interessantes mas o hype é Endgame.




O Facebook bloqueou, em março, mais de 600 mil anúncios na União Europeia (UE) por os considerar “enganosos”, enquanto a Google atuou contra mais de 10 mil anunciantes por deturpação da informação.

Os dados surgem no relatório referente à atuação, em março, das empresas signatárias do código de conduta europeu contra as notícias falsas (‘fake news’), divulgado pela Comissão Europeia.

Quanto ao Twitter, apenas indicou que, entre janeiro e março deste ano, detetou 53 milhões de contas potencialmente falsas ou de ‘spam’.

O documento realça “o compromisso” destas plataformas para evitar a desinformação nas eleições europeias, marcadas para o final do mês de maio.

Certo é que ainda falta fazer muito para que os processos democráticos estejam protegidos da manipulação.

Agora falamos de passwords e de um estudo do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido (NCSC) que analisou milhares de passwords de todo o mundo para chegar à conclusão que a maioria dos utilizadores tem palavras passe fáceis de descobrir.

Segundo o estudo, a maioria das passwords resulta da combinação de números ou de letras, assim como palavrões, nomes de equipas desportivas ou nomes próprios.

Nomes de bandas ou até de personagens de filmes também são usados como palavras passe o que torna mais fácil o trabalho de quem tenta aceder indevidamente às contas.

Como curiosidade aqui fica a lista das 10 passwords mais usadas: 123456, 123456789, qwerty, password, 111111, 12345678, abc123, 1234567, password1 e 12345.

Agora uma dica rápida. O CEO da Apple avançou um conselho para deixar de olhar tanto para o smartphone

Segundo Tim Cook, a receita é esta: “Sempre que pegas no telemóvel significa que estás a tirar os olhos da pessoa com quem estás a lidar. Se estiveres a olhar mais para o smartphone do que para os olhos da pessoa com quem estás? Está a fazer a coisa errada!”

A versão 74 do Google Chrome já foi lançada e a principal novidade para os utilizadores do Windows 10 é o novo “dark mode” do browser.

O Chrome adapta-se automaticamente à opção se esta tiver sido selecionada nas preferências do Windows 10, ou seja, se nas definições de cor o utilizador optar pelo modo escuro. O dark mode do Chrome torna-o visualmente bastante semelhante à sua versão sem registo, o Modo Incógnito.

No entanto, o dark mode não está ainda disponível para todos os utilizadores, algo que deve acontecer num futuro próximo.

Para os impacientes há uma forma de forçar o dark mode do Chrome: no atalho para o Chrome na área de trabalho deve abrir as propriedades e aí, no “target” (ou local de destino), acrescentar o texto “force-dark-mode”.

Nas consolas, novas estimativas apontam para que a Nintendo Switch tenha já ultrapassado a Nintendo 64 no número de vendas.

De acordo com o VGChartz, as vendas registadas pela plataforma de jogos mais recente da marca nipónica já alcançaram as 33,15 milhões de consolas vendidas.

A ultrapassagem, aponta, foi consumada durante a semana que terminou a 6 de abril. Nessa semana foram vendidas 217.096 Switch, o que, ao que tudo indica, permitiu superar a fasquia de 32,93 milhões (números oficiais da Nintendo) de Nintendo 64 vendidas.

Os últimos números oficiais das vendas da Nintendo Switch foram revelados em dezembro e contabilizavam 32,27 milhões de unidades vendidas.

A próxima plataforma mais vendida da Nintendo é a SNES, com 49,10 milhões de consolas vendidas.

No cinema, está aí, finalmente, o filme “Vingadores: Endgame”, película realizada pelos irmão Russo (Anthony e Joe).

O elenco é de luxo e a Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Chris Evans (Capitão América) junta-se agora Brie Larson (Capitão Marvel).

Depois do estalar de dedos de Thanos, que dizimou metade da população mundial e destruiu a equipa dos Vingadores, os que sobreviveram têm de tomar uma posição final em “Vingadores: Endgame”, o grande desfecho dos 22 filmes da Marvel Studios.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=XJDlbSHQ-sM


Share This Post On
468x60.jpg