TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): ameaças, encontros, código-fonte, portáteis, jogos e Solo.




Através de um estudo que recolheu a opinião de quatro mil pais e jovens, a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC) do Reino Unido, identificou o Facebook, o Messenger e o YouTube como as principais ameaças quando se trata de acesso a conteúdos relacionados com suicídio, violência, intimidação e sexo.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Por seu turno, o Instagram obteve uma pontuação alta nas publicações relacionadas com bullying e conteúdo sexual.

Nota ainda para o jogo “Grand Theft Auto: San Andreas” que foi classificado como sendo tão mau como aquelas plataformas.

Afinal, as aplicações de encontros não são solução para pessoas que procuram uma maior atividade sexual, uma vez que, segundo investigadores da Universidade da Noruega de Ciência e Tecnologia, não parece haver uma relação entre as duas.

Para chegar a tal conclusão foram inquiridos 641 estudantes sobre a sua atividade em redes sociais e atividade sexual, dos quais cerca de metade admitiu já ter usado aplicações como o Tinder ou o Bumble. Cerca de um em cada cinco dos inquiridos disse ser utilizador ativo mas, segundo o estudo, não foi demonstrado que estes tenham níveis de atividade sexual superior aos que não usam apps deste tipo.

Os investigadores chegaram, sim, à conclusão que as aplicações de encontros funcionam como substitutos para outras formas de encontrar parceiros sexuais, indicando que quem usa o Tinder ou o Bumble não está interessado em relações de longa duração mas sim em relações puramente sexuais.

Agora uma novidade que pode despertar a curiosidade de muitos, interessar realmente a poucos, mas que não acontece com regularidade.

Apesar de basear o seu software em plataformas open-source, como o Linux e o BusyBox, a Tesla não tem respeitado os termos de utilização destas tecnologias, que requerem a partilha dos produtos desenvolvidos através dos seus sistemas.

A prática parece, contudo, estar a chegar ao fim, uma vez que a fabricante automóvel disponibilizou recentemente o código-fonte de alguns programas utilizados na criação do seu sistema de piloto automático e dos programas de informação que são exibidos na consola dos Model S e Model X.

A gigante promete manter esta prática a par das atualizações mais recentes de software que for lançando.

Os arquivos onde a Tesla vai passar a carregar estes conteúdos estão disponíveis nos seguintes links:

https://github.com/teslamotors/buildroot

https://github.com/teslamotors/linux

No campo dos portáteis, já foram eleitas as melhores marcas de 2018.

O site Laptop Mag partilhou o seu ranking anual do mercado de computadores portáteis, tabela que tem em conta o design, a qualidade do produto, a relação qualidade/preço, a inovação e ainda o apoio ao cliente.

Este é o top 10 ordenado do último para o primeiro: Samsung, MSI, Razer, Apple, Microsoft, Asus, Acer, Dell, HP e Lenovo.

Nos videojogos, apresentamos o Retro Games Online, um portal que é um autêntico local de encontro dos jogadores “old school”, como aqueles que ainda sopraram cartuchos da sua velha NES.

O site (http://www.playretrogames.com/) contém uma vasta lista de jogos para diferentes plataformas antigas, como Megadrive e Master System da Sega, NES, SNES e GameBoy da Nintendo, mas também algumas muito difíceis de aceder fisicamente e outras máquinas de jogos de 8 e 16 bits, como a Neo-Geo Arcade, a Capcom CPS-1 e CPS-2, entre outras.

Aqui, os jogos foram reescritos utilizando tecnologia Flash, da Adobe, para que sejam compatíveis com qualquer computador através de um simples browser. Poderá mesmo fazer o download da posição da aventura, e retomar mais tarde, fazendo o respetivo upload.

Fica a dica para experimentar alguns títulos e dedicar-se à nostálgia dos jogos e consolas mais marcantes da sua infância… com um teclado!

No cinema, esta é uma semana há muito esperada pelos fãs de Star Wars.

Chega agora às salas o filme “Han Solo: Uma História de Star Wars”, a película que conta a história de Han Solo antes da trilogia original.

Realizada por Ron Howard, esta longa metragem conta com um elenco de luxo onde Woody Harrelson, Emilia Clarke e Donald Glover suportam a estreia de Alden Ehrenreich como protagonista da personagem épica anteriormente interpretada por Harrison Ford.

Entre a bordo da Millennium Falcon e parta para uma galáxia distante, nesta nova aventura de Star Wars, desta vez com o vigarista mais popular da galáxia, onde depois de uma série de aventuras perigosas no submundo do crime, Han Solo faz amizade com o co-piloto Chewbacca e conhece o jogador com má reputação Lando Calrissian, numa jornada que irá definir o caminho de um dos heróis mais improváveis da saga.

Aqui está o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-LeAfPCbjPU


Share This Post On
468x60.jpg