TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): competências, informação, consumo e mais qualquer coisa.
Portugal está abaixo da média europeia em competências digitais básicas, uma vez que mais de metade da população portuguesa entre os 16 e os 74 anos de idade não possui qualquer competência nesta área.
São, mais precisamente, 52%, que comparam com os 41% da média resultante da média dos 28 estados-membro da União Europeia (UE).
Os dados fazem parte de um estudo recentes da Comissão Europeia que contabiliza em 70 milhões os cidadãos da UE que carecem de competências adequadas de leitura e de escrita, e muitos mais aqueles a quem faltam competências digitais.
A análise mostra que 40 % dos empregadores europeus dizem ter dificuldades em encontrar pessoas com as competências certas. Em Portugal são 38,7% os empregadores que dizem ter dificuldades em encontrar pessoas com as competências certas, com 65% a afirmarem apoiar a formação dos seus colaboradores.
Os dados indicam ainda que a taxa de emprego de jovens pouco qualificados é de 71,4% enquanto a de jovens altamente qualificados é de 73,6%, por comparação às médias europeias de 53,1% e 80,5%, respetivamente.
Metade dos utilizadores online de internet acede às notícias pelo Facebook e outras redes sociais, indica um estudo que alerta para consequências profundas no jornalismo tradicional e de qualidade.
“Uma segunda onda de disrupção abateu-se sobre as organizações noticiosas a nível mundial, com consequências potencialmente profundas, tanto para os editores como para o futuro da produção jornalística”, lê-se na apresentação deste trabalho, do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, que compreendeu mais de 50 mil entrevistas em 26 países, Portugal incluído.
Nota principal para os 51% de utilizadores online que preferem as redes sociais para aceder às notícias, em detrimento dos canais tradicionais, e para os 12% que admitem mesmo que elas são a principal fonte.
Por outro lado, segundo o estudo, 53% disse que usa o telemóvel para aceder às notícias, uma “proporção significativa” logo pela manhã (em detrimento da televisão, rádio ou jornal).
Além da diminuição de vendas de jornais em papel, na maioria dos 26 países, as tendências indicam ainda uma fraca adesão aos vídeos noticiosos. Os inquiridos consideram que a leitura é mais rápida e não gostam dos anúncios na pré-visualização.
O Netflix divulgou os hábitos de consumo dos utilizadores e concluiu que há dois tipos de pessoas: as que devoram e as que saboreiam.
Os hábitos de consumo da televisão on-demand são diferentes da televisão tradicional, muito por causa da forma como os conteúdos são disponibilizados.
O Netflix é um bom exemplo e ao analisar a sua Escala de Padrões de Consumo podemos concluir que existe uma tendência para que séries mais complexas, de que são exemplos House of Cards, Narcos ou Bloodline, sejam saboreadas, especialmente porque a sua envolvência narrativa e emocional exige mais tempo e compromisso ao espetador para digerir.
Em sentido oposto, séries como The Walking Dead ou Sense8 são assistidas praticamente sem interrupções, por estimularem os sentidos de um modo mais direto e de gratificação instantânea.
E tu? Devoras ou saboreias?
A Sony revelou na E3, em Los Angeles, a data de lançamento da PlayStation VR.
Segundo foi anunciado na conferência, o sistema de realidade virtual vai chegar a 13 de outubro deste ano e Portugal está incluído na primeira fase de distribuição da PS VR.
O preço estimado para a PlayStation VR será de 399 euros e até já são conhecidos alguns dos títulos que vão estar disponíveis, bem como o seu preço (Rigs – 59.99 €, VR Worlds – 39.99 €, Until Dawn: Rush of Blood – 19.99 €, Super Stardust – 19.99 € [ ou 9.99 € upgrade], Hustle Kings – 19.99 € [ou 9.99 € upgrade] e Tumble VR – 9.99 €).
«PlayStation VR é o sistema de realidade virtual que levará a PS 4 a um nível superior de imersão», afirmou Jim Ryan, Presidente da Sony Computer Entertainment Europe.
«Estamos ansiosos por mostrar aos nossos consumidores que a inovação nunca esteve tão forte na PlayStation pois oferecemos experiências únicas que materializam verdadeiramente o potencial da realidade virtual», disse o responsável.
No cinema, o destaque entre as estreias da semana vai para o filme “Mestres da Ilusão 2” (“Now You See Me 2” no título original).
Esta longa-metragem que mistura ação, thriller e comédia conta com um elenco de luxo. Michael Caine, Morgan Freeman, Lizzy Caplan, Daniel Radcliffe, Mark Ruffalo, Jesse Eisenberg, Woody Harrelson e Dave Franco aparecem nos principais papéis nesta película dirigida por Jon M. Chu.
A sinopse do filme conta-nos que os quatro cavaleiros (Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Dave Franco e Lizzy Caplan) estão de volta para uma nova aventura alucinante, elevando os limites da ilusão em palco a novos patamares e levando-os à volta do mundo. Um ano após enganarem o FBI e ganharem a admiração do público com os seus espetáculos de magia ao estilo Robin dos Bosques, os ilusionistas regressam com um novo espetáculo que tem como verdadeiro objetivo expor as práticas antiéticas de um magnata da tecnologia (Daniel Radcliffe).
Curioso? Espreite o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4cos3evbkEU