TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): computadores, música, vídeo e a galáxia em perigo.
Para os curiosos ou para os profissionais da indústria tecnológica existe agora um museu digital que reúne a primeira parte da história moderna dos computadores.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
O site Old Computers é uma página simples com conteúdos datados desde o distante ano de 1972 e onde pode ficar a saber mais sobre as máquinas que transformaram este universo, desde o lançamento do HP-9830A, um computador com 8K de RAM cujo preço ascendia quase aos 6 mil euros.
É através de uma apresentação cronológica que são exibidas dezenas de máquinas. Pode selecionar qualquer aparelho para ficar a saber mais sobre as suas particularidades: preço, data de lançamento, especificações, peso, modelo e uma breve história acerca do seu desenvolvimento e das marcas envolvidas no mesmo.
O site é este: http://oldcomputers.net/
Em 2016 as vendas de música atingiram os 15,7 mil milhões de dólares (cerca de 14,5 mil milhões de euros) em todo o mundo.
O aumento de 5,9% relativamente ao ano anterior é o maior desde 1997, ano em que o organismo internacional começou a publicar dados sobre o mercado musical.
Para o aumento de vendas contribuiu sobretudo o crescimento da música em ‘streaming’, forma de distribuição de dados em que as informações não têm de ser gravadas no computador ou aparelho do utilizador.
Só no ano passado o ‘streaming’ cresceu mais de 60%, o que significa que pela primeira vez, a música desmaterializada (‘downloads’ e ‘streaming’) pesa metade das vendas globais.
Ainda na música, a Loudwire revisitour os últimos 47 anos e elaborou uma lista com os melhores álbuns de hard rock de cada ano.
A década de 70 foi profícua no campo do hard rock. Led Zeppelin, AC/DC ou os Kiss são nomes maiores. Mas nos anos seguintes novas bandas ganharam o seu espaço. O grunge dos Nirvana, o alternative rock dos Queens of the Stone Age, ou mesmo o punk dos Ramones, tudo bandas e estilos que integram esta lista e que têm em comum as sonoridades no campo do rock mais pesado.
Confira aqui a lista completa: http://loudwire.com/best-hard-rock-album-each-year/#photogallery-1=1
Agora os videojogos. Ou melhor, os vídeos de videojogos.
O grupo de análise de dados SuperData, publicou um estudo sobre o chamado GVC, ou Gaming Video Content (“Conteúdo de Videojogos em Vídeo”), revelando alguns dados impressionantes sobre a dimensão da audiência, e das receitas que as principais plataformas geram com a transmissão deste tipo de conteúdos.
No relatório, a SuperData fala de uma audiência de 665 milhões de pessoas em todo o mundo, desmistificando desde logo a divisão de género. De acordo com as suas conclusões, 46% dos consumidores do conteúdo vídeo de gaming são mulheres, de classe média, média-alta.
A maior plataforma é, sem surpresa o YouTube, seguida do Twitch. O incrível vem depois, quando de acordo com o estudo, ficamos a saber que existem mais pessoas a ver vídeos de outras pessoas a jogar videojogos, do que os programas de HBO, Netflix, ESPN e Hulu, combinados.
Neste mercado, as receitas de publicidade e consumo direto são de cerca de 4,6 mil milhões de dólares. Comparando… as receitas da Liga Espanhola de Futebol (La Liga) são de $3.2 mil milhões e da Bundesliga (a sua congénere alemã) $3.5 mil milhões.
Quanto aos motivos que levam as pessoas a assistir a conteúdo vídeo sobre videojogos, a principal razão está em saber mais sobre os jogos em que estão interessados, seguido do puro entretenimento, e da procura de informação sobre os títulos que já se encontram a jogar.
No cinema, estreia esta semana o filme de ação e aventura “Guardiões da Galáxia 2”.
James Gunn repete a função de realizador, tal como, no campo dos atores, se mantêm as caras conhecidas (para além de uma ou outra adição facilmente reconhecível). O elenco do filme conta com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Michael Rooker, Karen Gillan, Elizabeth Debicki, Pom Klementieff, Chris Sullivan, Sylvester Stallone, Glenn Close e Kurt Russell.
Suficiente? Sem spoilers podemos adiantar que “Guardiões da Galáxia Vol. 2”, da Marvel, continua a acompanhar as aventuras da equipa de heróis enquanto atravessa os limites do cosmos. Os Guardiões devem lutar para manter se manterem unidos, enquanto tentam desvendar o mistério do verdadeiro parentesco de Peter Quill. Antigos inimigos tornam-se novos aliados e as personagens favoritas das bandas desenhadas clássicas irão ajudar os nossos heróis, continuando a expansão do Universo Cinematográfico Marvel.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=mN3VcLz_uvM.