TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): disquetes, redes sociais e outros tops.
Um estudo calculou quanto espaço ocuparia toda a informação se esta fosse armazenada como antigamente. E como antigamente falo em… disquetes!!! Aqueles pedaços de plástico e metal capazes de conter 1.4MB de dados, o equivalente a 280 páginas de papel A4 repletas de texto em fonte 10.
Segundo o Mirror, se toda a informação na posse de algumas das principais tecnológicas fosse armazenada em disquetes, chegando a um resultado no mÃnimo interessante.
Partindo do princÃpio que seriam utilizadas caixas com capacidade para duas mil folhas, toda a informação da Wikipédia – na ordem dos 33TB – seria suficiente para encher 3.3 milhões de caixas.
Já o Facebook e os seus 300PB de informação conseguiram encher 30 mil milhões de caixas, o suficiente para ir da Terra à Lua.
Mas no topo da tabela surge a Google e os seus 15EB de informação, capazes de preencher 1.5 biliões de caixas e ir ao Sol duas vezes e quase regressar.
A popularidade do Facebook é inegável, mas esta rede social ainda tem muitas ferramentas pouco conhecidas.
Um destes «recursos secretos» é a possibilidade de verificar fotos e publicações que você e os seus amigos gostaram no Facebook. Basta clicar no campo de busca (na parte superior da página principal do Facebook) e digitar «Photos liked by my friends».
Os resultados são mostrados por ordem cronológica a partir das mais novas.
A mesma coisa vale para as suas próprias fotos, bastando digitar «Photos that I like».
Para publicações comuns, de texto ou de outros tipos, os resultados são menos ordenados mas ainda assim salientamos os termos «Posts liked by my friends» ou «Posts liked by me».
Quanto ao Twitter, parece que os links e as fotografias vão deixar de contar para o limite de 140 caracteres.
O limite de 140 caracteres por publicação é uma das ‘imagens de marca’ do Twitter e alterar isto pode gerar controvérsia.
Quando a rede social foi lançada, a ideia era que qualquer pessoa pudesse publicar uma mensagem através de uma SMS. Com o limite de uma SMS nos 160 caracteres e acrescentando na mensagem de texto o nome de utilizador, o Twitter decidiu limitar o número de caracteres por publicação para 140.
Atualmente, os links ocupam 23 caracteres de uma publicação e esta pode ser uma das próximas mudanças a ver a luz do dia.
A App Annie reuniu dados que permitem conhecer quais as aplicações mais descarregadas em Android.
É certo que há vários milhões de aplicações disponÃveis na loja virtual da Google, a Play Store, e que este estudo não teve em conta, sequer, quais as mais rentáveis, mas apenas quais as mais descarregadas.
Restringimos a lista aos três ocupantes do pódio, com o Facebook Messenger a surgir no 3º posto, o WhatsApp Messenger no 2º, e com a liderança a caber ao próprio Facebook. Tudo aplicações gratuitas.
E já que estamos numa de top 3… aqui vai outro!
A pergunta é: quais são os melhores sites de crowdfunding na internet?
As pequenas startups, que têm uma ideia inovadora, viram-se para os sites de crowdfunding para pedir a ajuda da comunidade na hora de arranjar financiamento.
Nem todos recebem financiamento, é certo, e recebê-lo não é garantia de sucesso, mas saber quais foram os melhores sites de crowdfunding em 2016 pode ajudar.
A lista é do TechRadar e tem o Patreon no 3º lugar, com o Indiegogo no 2º e o KickStarter no 1º.
Reduzimos agora para a realidade portuguesa e perguntamos quem lê mais blogues em Portugal?
Os blogues continuam a ser fonte de informação de muitas pessoas e de acordo com o Blogs Portugal e a Guess What o universo de leitores de blogues é composto maioritariamente por mulheres (55%).
Quanto às faixas etárias é entre os 25 e os 34 anos que os blogues são mais populares (31%), seguindo-se os 35-44 anos (27%) e os 18-24 anos (18).
Por cidades, Lisboa lidera com 40% face aos 18% do Porto.
Quanto à s áreas de interesse: Pessoal, Estilo de Vida, Moda, Beleza e Culinária são as favoritas. Cinema, NotÃcias, Televisão, Tecnologia e Fotografia também surgem na lista.
Terminamos com cinema e a estreia da semana.
O destaque vai para o filme X-Men: Apocalipse que marca o regresso do realizador Bryan Singer à saga.
James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Oscar Isaac, Olivia Munn e Sophie Turner são alguns dos atores de renome de uma longa lista.
Quanto à história, o inimigo é Apocalipse, o primeiro e mais poderoso mutante do universo X-Men da Marvel que recruta um quarteto de mutantes para criar uma nova ordem mundial. Quem o impedirá? Cabe ao Professor X liderar uma equipa de jovens X-Men para combater o seu maior inimigo e salvar a humanidade da destruição total.
Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=70yd03FtDnY